Volta Redonda promove ‘Fórum Municipal de Mulheres de Movimentos Sociais’

Realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, evento contou com a participação de representações de vários bairros

Por Tânia Cruz
volta redonda promove ‘fórum municipal de mulheres de movimentos sociais’ divulgação pmvr

VOLTA REDONDA
Nessa terça-feira, dia 24, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda promoveu o ‘Fórum Municipal de Mulheres dos Movimentos Sociais’ de bairros, para debater propostas de construção de políticas públicas na defesa dos direitos das mulheres do município. O evento foi coordenado pela secretária Gloria Amorim, que propôs que os encontros aconteçam a cada dois meses, para apresentação e avaliação de propostas que assegurem conquistas para as mulheres e avanço nas políticas públicas.
“O objetivo foi reunir as mulheres, organizar a luta, trocar experiências e informações sobre os diversos movimentos existentes na cidade, promover debates entre pontos de vistas diferentes, fortalecer o empoderamento das mulheres e a rede de relacionamentos”, explicou a secretária.
Na abertura do fórum, Glória Amorim citou a realização da primeira edição do evento, em 20 de maio, que abriu a porta para novas reuniões, destacando que Volta Redonda é reconhecida pela sua grande de rede de atendimento e serviços na defesa das mulheres.
A secretária também lembrou de projetos como o “Mulheres Mãos à Obra”, que qualifica mulheres para a construção civil; o Mulheres Mil, do governo federal; a conquista para o município da Casa da Mulher Brasileira, que já foi aprovada para ser construída pelos governos estadual e federal em parceria com o município, que cedeu o terreno.
“É necessária a união de todas para reivindicar os direitos e avançar nas conquistas. Temos uma violência muito grande contra as mulheres em todo o país. Muitas se calam e não denunciam. É preciso acabar com este ciclo de violência, encaminhar as mulheres que sofrem, oferecer acolhimento e proteção. Fortalecendo as mulheres estamos promovendo a defesa da vida e, juntas aqui, construindo políticas públicas.”
MOVIMENTOS SOCIAIS
Também falar no fórum duas representantes dos movimentos sociais; a historiadora Ana Serafim, da Associação Beth Lobo; Lana Karolina Pimentel Sóglia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher; além da delegada Juliana Montes, da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), que parabenizou a todas pela organização do fórum e completou: “estaremos sempre à disposição para o melhor atendimento”.
Durante o fórum, as representantes dos movimentos sociais nos bairros foram convidadas a participar da 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, programada para os dias 25 e 26 de Julho, na Câmara Municipal. Na ocasião serão apresentadas propostas que serão debatidas e transformadas em políticas públicas para a defesa dos direitos e conquistas das mulheres de Volta Redonda. O tema será “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.
Os eixos que serão abordados na conferência são: Participação Política e Representatividade; Autonomia Econômica e Trabalho Digno; Educação, Igualdade, Diversidade e Saúde da Mulher; Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos