VOLTA REDONDA
Volta Redonda está se preparando para ingressar no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), da Polícia Militar. A adesão ao projeto de reforço na segurança foi um dos temas da reunião ocorrida na quinta-feira, dia 24, entre o prefeito Antonio Francisco Neto, o secretário estadual da PM, coronel Rogério Figueiredo de Lacerda e a comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Andreia Campos. O ingresso no Proeis viabilizará a realização do programa “Bairro Seguro”, realizado pela Polícia Militar na capital e o aumento no efetivo de PMs na cidade.
O Proeis funciona por meio de convênio entre a PM e prefeituras fluminenses, com foco na redução da criminalidade. O programa prevê que policiais poderão ser contratados para atuar durante os dias de folga. O pagamento pelos serviços fica por conta da administração municipal. “O Proeis nos dá a celeridade e a urgência que a prefeitura precisa. O prefeito Neto também nos solicitou adesão ao “Bairro Seguro”, que é um programa realizado na capital. Inicialmente, realizaríamos o reforço na Vila Santa Cecília e depois o levaríamos para os demais centros comerciais de Volta Redonda”, disse Figueiredo.
Continuidade às conversas para assinatura do convênio.
Ficou definido que na próxima segunda-feira, dia 28, às 10 horas, a coordenação do projeto estará em Volta Redonda para dar continuidade às conversas para assinatura do convênio. No entanto, o prefeito Neto já garantiu que Volta Redonda vai aderir ao programa. “Precisamos que Volta Redonda volte a ser referência na segurança pública. Dificuldade financeira nós temos, mas não podemos perder tempo. Por isso queremos ser parceiros da Polícia Militar”, afirmou Neto.
Para a comandante do 28º BPM, tenente-coronel Andreia Campos, a união de esforços servirá para aumentar a segurança em Volta Redonda, que em breve será sentida pela população. “Esta parceria trará um reforço no número de policiais militares e viaturas empregadas no policiamento ostensivo. Em breve, a população de Volta Redonda poderá colher os frutos desta parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a Secretaria de Estado da Polícia Militar”, considerou.
Junto ao Proeis, a prefeitura também se organiza para aquisição e instalação de 581 novas câmeras com recursos próprios e a reativação das cabines da PM na cidade, em parceria com a Polícia Militar. A iniciativa faz parte do “VR Mais Segura”. A previsão inicial é que o projeto seja implantado com um investimento de R$ 4 milhões, atendendo mais de 180 mil pessoas, cerca de 60 bairros.