Volta Redonda participa da Semana Nacional de Economia Solidária

0

 VOLTA REDONDA

A programação on-line da Semana Nacional de Economia Solidária, promovida pela Rede Nacional de Gestores de Políticas Públicas em Economia Solidária, vai até a próxima sexta-feira, dia 18, e terá duas participações da Prefeitura de Volta Redonda. Entre elas, o lançamento do vídeo “A Economia Solidária em Volta Redonda (RJ)”, criado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), às 9 horas, de sexta-feira, dia 18. Os eventos podem ser acompanhados pelas páginas  https://www.facebook.com/semanaecosolrj  e  https://www.facebook.com/rededegestores.ecosol.

O município também estará representado ao vivo “Gestoras Públicas da Economia Solidária e o Fortalecimento do Feminismo” na quinta-feira, dia 17, às 19 horas. Bárbara Cunha, que atua na Secretaria de Cultura e é uma das fundadoras do Fórum Municipal de Economia Solidária (Ecosol) foi convidada a participar. Ela ainda integra a Rede Nacional de Gestores de Políticas Públicas em Economia Solidária e o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, representando uma gestão pública.

Bárbara ressaltou a importância de destacar os avanços alcançados pelo município de Volta Redonda neste cenário. “Realizamos três festivais de economia solidária, em 2017, 2018 e 2019, na Biblioteca Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, com rodas de conversa, oficinas, seminários, artesanato, arte, culinária e outras atividades; além de duas feiras de agroecologia”, lembrou a gestora pública, que credita sua participação no cenário nacional de economia solidária aos progressos no setor em Volta Redonda.

SEMANA ESTADUAL

Paralelamente à Semana Nacional de Economia Solidária, acontece a I Semana Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro, também com programação on-line. Nesta terça-feira, dia 15, data em que é comemorado o Dia Nacional de Economia Solidária, às 18 horas, será realizado o I Circuito Fluminense Virtual de Economia Solidária – Rio de Janeiro 2020.

O evento conta com a participação de alunos de Volta Redonda, envolvidos com o tema. Além de Bárbara Cunha, vão debater a artesã Cristina Cruz; a educadora Popular da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária do Médio Paraíba (InTECSOL) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Josinete Pinto; Gildete Silva, catadora de materiais recicláveis; Júlia Santos, artesã da panificação; e o mediador Luís Henrique Abegão, que coordena a InTECSOL/UFF.

Também fazem parte da mesa de exercício a agricultora orgânica e agroecológica, Evelyn Miranda, que é de Volta Redonda, mas atua em Barra do Piraí; e Memeia, que é jongueira em Pinheiral.

O I Circuito Fluminense Virtual de Economia Solidária pode ser acompanhado pelas duas páginas do Facebook citadas acima e ainda pelo canal no YouTube da Coordenação Estadual de Economia Solidária RJ.

 

 

error: Conteúdo protegido !