>
a voz da cidade 970 x 150 px

Volta Redonda não registra casos de sarampo há três anos

Resultado fortalece a certificação de eliminação da doença dada pela Opas ao Brasil

Por Bruna Cuconato
whatsapp image 2024 11 16 at 14.25.03
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Vacinas salvam vidas! A frase vai ao encontro da recente certificação de eliminação do sarampo no país concedida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta semana. O controle e a redução da doença também foram constatados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, que há três anos não registra nenhum caso de sarampo no município.

O resultado importante na luta contra a doença se deve à vacinação. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Milene Paula de Souza, explicou que o sarampo é causado por um vírus e é altamente transmissível. “Graças ao trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde conseguimos elevar a cobertura vacinal contra o sarampo. O município é referência em vacinação, pois além das Unidades Básicas de Saúde, nós descentralizamos o atendimento aos sábados, por exemplo, no Sider Shopping. Na pandemia também realizamos um serviço minucioso de oferta da vacina contra a Covid-19, e acreditamos que com isso despertamos uma conscientização na população da importância da vacinação na proteção de várias doenças”, afirmou Milene.


O sarampo é prevenido através da vacina tríplice viral, que faz parte do Calendário de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e é oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) do município.

Milene destacou que a cobertura vacinal em Volta Redonda está acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Atualmente, contabilizamos 97,82% de cobertura da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A meta prevista é de 95%. Vale lembrar que as doenças citadas acima são altamente infecciosas e podem causar sequelas graves”, comentou Milene.

A administração da vacina tríplice viral é recomendada para as crianças aos 6 meses de idade; e aos 12 e 15 meses com a tetraviral, imunizante que reúne a tríplice viral e varicela. Para receber a vacina, éimportante apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão SUS da criança.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos