Volta Redonda investe na educação para salvar vidas e melhorar o trânsito na cidade

Semop promove ações permanentes com crianças e adolescentes e oferece curso gratuito de pilotagem para motociclistas habilitados

Por Tânia Cruz
volta redonda investe na educação para salvar vidas e melhorar o trânsito na cidade divulgaÇÃo semop

VOLTA REDONDA
‘A lei mais eficiente no trânsito é a educação’. É com esse lema que a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vem atuando, com objetivo de evitar acidentes, salvar vidas e melhorar o trânsito na cidade. Neste ano, a Semop reativou a Minicidade do Trânsito, que passou a integrar um complexo na Ilha São João denominado de “Cidadão em Construção”. O espaço é utilizado para o desenvolvimento de atividades com foco na educação no trânsito.
Por semana, cerca de 200 estudantes de escolas públicas e particulares são atendidos na Minicidade do Trânsito. Somente em agosto, 825 crianças, de 13 escolas, visitaram o local. Eles puderam aprender de forma lúdica e receberam orientações e ensinamentos sobre leis, placas, sinalizações viárias e valores como cidadania, respeito e inclusão – já que o espaço recebe e integra pessoas com deficiência física, autistas e idosos.
SÉRIE DE AÇÕES DA SEMOP
O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, disse que a iniciativa faz parte de uma série de ações da Semop na construção de um trânsito mais seguro, que envolve a conscientização da população sobre a importância do aprendizado e da mudança de comportamento no trânsito. “Essas crianças e jovens que visitam a Minicidade do Trânsito se tornam multiplicadores de informações e boas práticas. Eles reforçam com pais, tios, avós, por exemplo, o não uso do celular ao volante; a atenção aos sinais sonoros; o respeito ao semáforo e sinalizações viárias e etc. É preciso que as pessoas tenham consciência da gravidade desses atos e transformem esses vícios e comportamentos adquiridos ao longo dos anos em atos seguros”, destacou coronel Henrique.
MAIS EDUCAÇÃO

volta redonda investe na educação para salvar vidas e melhorar o trânsito na cidade divulgaÇÃo semop1

A parte teórica das aulas fica por conta do corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), inspetor Valdo Rocha.-Divulgação/Semop

Além das ações permanentes de educação com crianças e adolescentes no complexo da Ilha São João “Cidadão em Construção”, para ajudar a prevenir acidentes a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Semop, oferece um curso gratuito de pilotagem para motociclistas habilitados. A capacitação aborda técnicas na condução do veículo, além de oferecer noções de educação no trânsito. O curso conta com conteúdo teórico e prático e é ministrado pela escola do multicampeão e piloto profissional Helder Shad.
A capacitação ocorre às segundas-feiras, no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube. A parte teórica fica por conta do corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), inspetor Valdo Rocha.
As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, na Semop, que fica na Ilha João, ou pelos telefones (24) 3511-3778 ou (24) 99288-5500 (somente WhatsApp). Nos horários das 9h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados precisam ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possuir moto de qualquer categoria, já que as aulas ocorrem no veículo do aluno.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos