VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda está presente na campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, com 13 atividades e ações que buscam conscientizar a população sobre as várias formas de violência contra as mulheres e meninas no município, além de propor medidas de prevenção e enfrentamento à violência, ampliando os espaços de luta com a sociedade e dando visibilidade ao tema.
Os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” se iniciou a partir de 1991 e teve como inspiração a ação mundial denominada “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, intitulada “As Mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que foram submetidas à tortura, estupros e morte em 1960 na República Dominicana, silenciadas pelo regime ditatorial da época.
“A campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ traz reflexões sobre os variados cenários de violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades, buscando sensibilizar e envolver a sociedade neste debate em aberto, para eliminar todas as formas de violência”, afirmou a secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim.
Segundo a secretária, a mobilização representa um marco de aprofundamento das políticas de combate à violência de gênero, ao feminicídio e outras formas de agressões. Os objetivos da campanha, que tem o aval da ONU (Organização das Nações Unidas), buscam assegurar a eliminação de todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas em entidades públicas e privadas, relacionando também a condenação ao tráfico de mulheres e exploração sexual. O telefone “Disque 180” funciona 24 horas para receber denúncias de abuso e violação dos direitos das mulheres.
Programação de atividades
A campanha, que se inicia nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, terá atividades a partir desta quinta-feira (21) em vários Cras (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros. A primeira será nesta quinta, às 9h, no Cras do bairro Açude, com uma Roda de Conversa – tema “Violência de Gênero e Feminicídio” – com os moradores e usuários do Cras.
A campanha encerra no dia 10 de dezembro, das 9h às 11h, com a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Volta Redonda: Rua Antônio Barreiros, 212, bairro Nossa Senhora das Graças.
Confira a programação completa:
Dia 21/11 – Roda de Conversa às 9h no Cras Açude I. Tema; Violência de Gênero e Feminicídio;
Dia 25/11 – Debate sobre Violência de Gênero: das 14h às 17h, auditório da prefeitura. Convidadas: delegada Juliana Montes, da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Volta Redonda); e psicóloga Luana Portela;
Dia 25/11- Roda de Conversa à 9h, Cras Jardim Ponte Alta. Tema: Lei Maria da Penha e Sororidade;
Dia 26/11 – Roda de Conversa, 8h40 e 14h, Escola Municipal Rubens Machado. Tema: Lei Maria da Penha e Sororidade;
Dia 27/11 – Roda de Conversa, 9h, Cras Santa Cruz. Tema: Lei Maria da Penha e Sororidade;
Dia 27/11 – Roda de Conversa, 9h, Cras Belo Horizonte. Tema: Violência de Gênero e Feminicídio;
Dia 28/11 – Roda de Conversa, 9h, Cras Retiro. Tema Violência de Gênero e Feminicídio;
Dia 29/11 – Roda de Conversa, 9h e 14h. Colégio Estadual Niterói. Tema: Violência de Gênero;
Dia 02/12 – Roda de Conversa, 9h e 14h, Escola Municipal Wandir de Carvalho. Tema: Lei Maria da Penha e Sororidade;
Dia 03/12 – Roda de Conversa, 9h, no Cras Três Poços. Tema: Violência de Gênero e Feminicídio;
Dia 04/12 – Roda de Conversa, 9h, no Cras Santo Agostinho. Tema: Lei Maria da Penha e Sororidade;
Dia 09/12 – Roda de Conversa, 8h30, Cras Dom Bosco. Tema: Lei Maria da Penha e Sororidade;
Dia 10/12 – Roda de Conversa, 9h às 11h. Auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Volta Redonda. (Rua Antônio Barreiros, 212, bairro Nossa Senhora das Graças);
Fotos de arquivo.
Secom/PMVR