Volta Redonda inicia a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Sarampo nesta segunda-feira  

0

Volta Redonda inicia nesta segunda-feira, 18, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. O público-alvo desta vez são os adultos não vacinados na faixa etária dos 20 aos 29 anos. O objetivo, segundo informou o secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, é interromper a circulação do vírus e conter o avanço da doença. E para isso, conforme o secretário, as 46 unidades de saúde do município irão funcionar das 8 horas às 17 horas. E para atender a quem não puder tomar a dose durante a semana, no sábado, 30, será realizado o Dia D.

O secretário de Saúde explicou que a vacinação é fundamental para a prevenção das doenças e que todas as unidades de saúde da cidade vão participar da campanha, facilitando o acesso da população às doses da vacina. “O sarampo é uma doença altamente contagiosa e a vacinação é indispensável. Todos os jovens na faixa etária indicada devem comparecer a uma unidade de saúde para tomar a vacina”, recomendou o Alfredo Peixoto.

O secretário explicou ainda que as unidades da Atenção Básica de Volta Redonda já disponibilizam a vacina contra o sarampo durante todo o ano. A dose deve ser ministrada aos 12 meses com reforço aos 15 meses. Entre os adultos, são indicadas duas doses até os 49 anos. “Acima desta idade, o estado vacinal do paciente e o cenário de incidência da doença no caso de viagem para área endêmica devem ser avaliados”, lembrou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Milene Paula de Souza, também reforçou. Disse que as duas etapas da Campanha do Sarampo são para tentar imunizar o máximo de pessoas possíveis. Lembrou que o objetivo principal é verificar o cartão vacinal dos jovens para mantê-los em dia. “A aplicação da vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença”, informou.

Segundo apelou o prefeito Samuca Silva, a população alvo deve procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência para se imunizar.  O objetivo, de acordo com ele, é aumentar a cobertura vacinal, já que a doença voltou a ser registrada no Brasil. “Em Volta Redonda não tem casos de sarampo, mas não podemos descuidar. Aproveite a campanha e atualize o seu cartão vacinal”, ressaltou o prefeito, lembrando que, com campanhas de conscientização a secretaria vai conseguir imunizar o público alvo. Garantiu também o prefeito que, Volta Redonda vai fazer sua parte.

Deixe um Comentário