Volta Redonda: Guarda Municipal realiza cerimônia de formatura de 27 novos agentes

0

VOLTA REDONDA

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) realizou nesta segunda-feira (1º), no auditório do campus Aterrado do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), a cerimônia de formatura dos 27 novos agentes da corporação. O grupo faz parte dos aprovados em concurso público e passou por um período de três meses de curso, que abrangeu atividades de defesa pessoal, noções básicas de primeiros socorros, condicionamento físico, técnica de abordagem, disciplinas voltadas para a formação do agente de trânsito e noções básicas de legislação penal, administrativa e constitucional. A capacitação seguiu a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A cerimônia contou com diversas autoridades, incluindo o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto; o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa; o comandante da Guarda Municipal, Silvano de Paula; o subcomandante da GMVR, Antônio José Almico; o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Sardenberg; o delegado da Polícia Federal, Pedro Paulo Simão da Rocha; o comandante da 5º Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar, coronel Ronaldo Martins; o delegado da 93ª Delegacia de Polícia Civil, Vinícius de Mello Coutinho; e o coordenador da Operação Segurança Presente, major Silveira.

Ao parabenizar os formandos, o prefeito Neto lembrou ao grupo que eles devem se orgulhar de ingressarem em uma instituição de renome. “A Guarda Municipal de Volta Redonda é a única do estado do Rio de Janeiro em que alguns integrantes estão habilitados a portar armas; vocês estão à frente das outras Guardas do estado. E que os senhores façam um excelente trabalho colaborando com a segurança pública do município. Isso é uma preocupação conjunta, inclusive, dos cidadãos comuns que devem ajudar as forças de segurança a aumentar cada vez mais essa sensação de bem-estar da nossa sociedade.”

Ele reforçou, ainda, sua certeza de que todas as forças de segurança estão em sintonia para realizar o sonho de todos em fazer de Volta Redonda a cidade mais segura do país.

“Com essa nossa parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, e a Polícia Federal, estamos dando condições para que o nosso sonho se torne realidade. Volta Redonda é uma cidade que, diferente da maioria dos municípios, entende que a responsabilidade da segurança não é apenas do governo do estado, apenas do governo federal, é nossa também. Nós vamos fazer de Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura. Vamos abrir novos concursos públicos para a Guarda Municipal”, disse.

Em busca de uma cidade mais segura

O comandante da GMVR, Silvano de Paula, considera primordial a realização do curso de formação bom para que os novos agentes possam prestar o serviço à comunidade com segurança e dentro da legalidade.

“Eles estão plenamente preparados para auxiliar na demanda atual; temos total convicção de que eles estão preparadíssimos. O aprendizado é diário, mas a gente acredita que esses três meses dispensados à formação deram a eles condições de prestar um serviço de qualidade à sociedade e atingirmos o nosso objetivo, de termos uma cidade mais segura.”

Para o secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, os novos guardas são a renovação da segurança em Volta Redonda. “A Guarda Municipal é fundamental para a construção de uma cidade, é ela que tem proximidade com a população e faz a diferença em Volta Redonda”, pontuou, acrescentando que não se tem mais sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade.

Uma das novas guardas municipais de Volta Redonda, Amanda Pinto da Fonseca Santos, além de fazer o discurso em nome dos colegas, falou sobre o período de capacitação.

“Esse curso foi muito importante para nossa formação, porque ele dá toda a base teórica que colocamos em prática no nosso dia a dia, trazendo segurança para a população, pois o guarda municipal cuida dos bens e dos patrimônios da cidade. E até para termos argumentos com o próprio cidadão, que vamos abordar diariamente”, disse ela, ressaltando que a parte teórica do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi a que teve maior peso durante o período.

Deixe um Comentário