a voz da cidade presencial 2025

Volta Redonda ganhará novo prédio de escola para cegos e pessoas com deficiência visual

Por Tânia Cruz
728x70 gratidao

VOLTA REDONDA
Em breve, Volta Redonda contará com uma nova escola para Cegos e pessoas com deficiência visual. Trata-se da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, no bairro Voldac,onde a obra do novo prédio já começou a ser erguido.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) informou que as equipes responsáveis pela reconstrução da unidade da rede pública já começaram a levantar os pilares do segundo pavimento. Com cerca de R$ 3,6 milhões em investimento, um novo espaço está sendo erguido para melhor atender aos 71 alunos da unidade, divididos entre estudantes cegos, com baixa visão e deficiência múltipla, deficiência visual associada a outras deficiências.
Ainda de acordo com a SMI, que é responsável pela fiscalização da obra, o primeiro andar já recebeu emboço em todos os locais e a laje, a parte hidráulica desse pavimento foi concluída, a louça será instalada na fase de acabamento e a estrutura da parte elétrica ficou pronta para receber toda a fiação.
TRÊS ANDARES
O projeto de construção da nova escola prevê três andares, sendo que os dois primeiros terão salas de estar, de estimulação precoce e visual, avaliação, informática, música, alfabetização, apoio e da Direção e Secretaria. O prédio contará também com refeitório, banheiros para funcionários e alunos (incluindo acessibilidade), elevador, cozinha, despensa, depósito, auditório e biblioteca, entre outras áreas. “Foi necessária a demolição da estrutura antiga e a preparação do terreno para que uma nova edificação pudesse ser erguida no local. O novo espaço vai abrigar desde salas para as atividades, refeitório, banheiros, até o jardim sensorial no terceiro andar, além do subsolo, onde terá a garagem”, explicou a arquiteta da Secretaria Municipal de Educação (SME), Tânia Burger.
JARDIM SENSORIAL
No terceiro pavimento será criado um Jardim Sensorial. O espaço, segundo a seção de Educação Especial da SME, será destinado para trabalhar a exploração sensorial, oferecendo aos estudantes a oportunidade de explorar diferentes texturas, cheiros e sabores de diversas partes das plantas.
O terceiro andar terá ainda outros espaços, como área de fisioterapia, de circulação, além de depósitos e banheiro com acessibilidade.
A Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha atende a estudantes oriundos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda e de municípios vizinhos, estudantes de escolas particulares e da comunidade. A unidade possui matriculados alunos divididos entre crianças, adolescentes e adultos, com Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno, além de reabilitar as pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos