Volta Redonda fortalece rede de assistência social para atender pessoas mais carentes

0

VOLTA REDONDA

Os moradores da Vila Americana, em Volta Redonda, serão beneficiados nesta quinta-feira, dia 22, pela reabertura do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Além disso, a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) vai reinaugurar mais 7 unidades até a última semana do mês de maio.
Os bairros beneficiados serão: Santo Agostinho, Açude, Belo Horizonte, Vila Rica, Caieiras, Verde Vale e São Luiz.
O Cras da VilaAmericana, que ficará localizado na Rua Estados Unidos, número 380, funcionará de segunda a sexta-feira, 8 às 17 horas. A unidade vai beneficiar mais de 2,5 mil famílias dos bairros Vila Americana, Nossa Senhora das Graças e Aterrado.
Dentre os serviços que serão prestados, destacam-se o atendimento e acompanhamento familiar; atendimento direto e indireto do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; atividades envolvendo grupos de famílias da comunidade; encaminhamento para Cadastro, recadastro, atualização cadastral e desbloqueio do Cadastro Único (CadÚnico) para participação dos programas do Governo Federal; concessão de benefícios eventuais, através de avaliação técnica, como cesta básica, auxílio funeral, aluguel social, dentre outros, com o intuito de superar vulnerabilidades temporárias; oficinas de Inclusão Produtiva e de Inclusão Digital, além de encaminhamento para a rede socioassistencial e demais órgãos públicos, conforme o caso.
A unidade vai contar com uma equipe multidisciplinar composta coordenador, assistente social, psicólogo, orientador social, administrativo e entrevistador, além da equipe volante composta por facilitador, oficineiro e brinquedista.
Apontando a importância do equipamento para o fortalecimento de vínculos familiares, o secretário Municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, ressaltou que a presença do CRAS no local é um suporte social para os moradores.
-Estamos fazendo a manutenção e revitalização das outras unidades que deverão ser reabertas até o próximo mês de maio. Elas estão recebendo pintura em geral, reparos em pisos, revestimentos, conserto de telhados, entre outros serviços. Já reabrimos 12 unidades e a nossa previsão é entregar todos os 35 CRAS atendendo à população até o final deste ano. Só quem precisa deste serviço sabe da importância dele. O CRAS é a mão amiga, o suporte que damos às famílias nos bairros.

Social ganha força na pandemia

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistênciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.
A Proteção Social Básica tem a finalidade de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como visa o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
O serviço é destinado à população que está em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos e de pertencimento social, discriminações de gênero, étnicas, por idade, por deficiências.