VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na sexta-feira, dia 6, no Clube Comercial do bairro Colina, a cerimônia de formatura de 840 alunos do Projeto Novos Horizontes e das oficinas de Capacitação e Inclusão Produtiva.
A cerimônia contou com a presença do deputado estadual Munir Neto, autoridades municipais, familiares e formandos, que celebraram a conquista e a possibilidade de recomeço com dignidade, profissionalização e novas perspectivas.
A iniciativa é conduzida pelo Departamento de Proteção Social Básica (DPB), em parceria com o programa federal Acessuas Trabalho. Os cursos foram oferecidos gratuitamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, nos Centros de Inclusão Produtiva (CIP) dos bairros Vila Mury e Jardim Vila Rica, além do Centro de Educação e Produção Alimentar (CEPA), localizado no bairro São Sebastião.

Deputado Munir destacou que Volta Redonda tem 35 Cras que oferecem oficinas e projetos gratuitos – Adriana Cópio/PMVR
Durante quatro meses, jovens e adultos com mais de 16 anos participaram de oficinas voltadas ao empreendedorismo e à inserção no mercado de trabalho, com foco em áreas como Cabeleireiro, Barbeiro, Trancista, Designer de Sobrancelha, Manicure, Massagem Relaxante, Artesanato, Serigrafia, Corte e Costura, Costura Criativa, Culinária e Técnicas de Serviços para Garçom.
A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou a importância do investimento em qualificação profissional como ferramenta de transformação social. “Esses cursos representam muito mais do que uma capacitação técnica: eles são instrumentos de empoderamento e autonomia para nossas famílias”, declarou.
Rosane destacou ainda que os cursos são pensados com base nas demandas locais e potencialidades da comunidade. “Estamos abrindo portas para que essas pessoas não apenas aprendam uma profissão, mas também tenham a chance de empreender e construir um futuro com mais segurança e independência”, completou.
O deputado estadual Munir Neto elogiou a atuação da cidade na área de assistência social. “Volta Redonda é referência em Assistência Social, não só no estado do Rio, mas em todo o país. Temos 35 Cras, o maior número proporcional do Brasil, e todos eles oferecem oficinas e projetos gratuitos como esse”, afirmou o parlamentar.