VOLTA REDONDA
Volta Redonda é a grande vencedora da etapa estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na categoria ‘Cidade Empreendedora’. O município ainda ficou entre as três melhores cidades do Estado na categoria Inclusão Produtiva. A premiação aconteceu nesta sexta-feira, 27, no Rio.
Ao vencer, a cidade se destaca entre as melhores práticas de promoção do desenvolvimento municipal, com foco no crescimento, e na sustentabilidade dos pequenos negócios fluminenses.
Entre as ações que o município desenvolveu e que possibilitaram a participação na premiação, algumas priorizaram a inovação e a busca pela desburocratização por meio de equipamentos como a Sala do Empreendedor; práticas como a otimização das Compras Governamentais; e o apoio ao Cooperativismo e Crédito, ao Empreendedorismo na Escola e Inclusão Produtiva.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Rio de Janeiro, Vinicius Farah, entregou o prêmio ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré. “Tenho o prazer de anunciar vencedora uma cidade maravilhosa, governada por um prefeito que é um ícone para todos nós, político respeitado e que consegue algo raro que é ser eleito prefeito de uma cidade por cinco vezes”, citou Farah.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, representou o governo municipal ao receber o prêmio e agradeceu a participação de todas as equipes envolvidas, que proporcionaram que os projetos chegassem à final e um deles conquistasse o primeiro lugar.
“Estamos sempre trabalhando para gerar soluções com base na inovação e sustentabilidade. Para isso, foram desenvolvidas muitas ações ligadas à economia, competitividade, novos negócios, desenvolvimento humano e geração de riquezas em nossa cidade. Temos o papel de valorizar os potenciais e diferenciais da nossa região, atraindo investidores, empresas e visitantes. Parabéns a todos que contribuíram para Volta Redonda ganhar esse prêmio, que reconhece as boas práticas municipais”, frisou Sodré.
Representantes do Sebrae falam sobre a premiação
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou que, nesta edição do “Prefeitura Empreendedora” houve 2,5 mil inscrições. “Identificar e valorizar as conquistas locais das prefeituras de todo o Brasil, que contribuem para um cenário mais próspero, inclusivo e resiliente. E quero reforçar a parceria do Sebrae com o município. É nesse ambiente que os pequenos negócios prosperam e permitem que a economia local se desenvolva, com a geração de emprego e renda”, disse Décio Lima.
De acordo com a diretora do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, as ações vencedoras do prêmio fomentam o empreendedorismo, o desenvolvimento local e, consequentemente, geram renda e dignidade para as pessoas.
“Já fui gestora pública e sei dos imensos desafios que enfrentamos buscando soluções para melhorarmos nossas cidades. Por isso, posso afirmar que todos vocês, com projetos selecionados para a etapa final, já são vencedores. O Sebrae acredita na força da parceria com as lideranças locais e os governos municipais como ponto fundamental para transformações necessárias e sustentáveis que vão melhorar a vida das pessoas. E nada melhor do que reconhecermos e compartilharmos o que dá certo, para que boas práticas se espalhem por todo o país”, falou.
Com a conquista do prêmio na etapa estadual, agora Volta Redonda vai representar o estado do Rio na escolha das finalistas que vão participar da etapa nacional, que acontece nos dias 22 e 24 de abril. Se o projeto da cidade ficar entre os selecionados, a premiação a nível nacional está prevista para junho deste ano