Volta Redonda é representada em São Paulo na “Oficina de formação política e sindical com perspectiva de gênero e raça”

0

 

A diretora do Sindicato dos Empregados em Conservação e Asseio do Sul Fluminense, com sede em Volta Redonda, presidente do MDB AfroVR e vice presidente do Estadual, Elza Santos, está participando da “Oficina de formação política e sindical com perspectiva de gênero e raça”. O evento, que é uma realização da União Geral dos Trabalhadores (UGT), pela Secretaria de Formação da Central, está sendo realizado na Colônia de Férias do Siemaco-SP, na Praia Grande, com cooperação do Solidarity Center (AFL-CIO), visa fortalecer is conhecimentos dentro das leis trabalhistas e assessoramento nas eleições partidárias.

Segundo a representante de Volta Redonda no evento, a odeia dos organizadores é fortalecer, criar e avançar em instrumentos e políticas afirmativas para superar o momento de retrocesso que se vive no Brasil, principalmente para a classe trabalhadora e ainda maior quando se considera o recorte de gênero e raça.

Elza Santos ainda lembrou que, em sua colocação na abertura do evento, na terça-feira, 3, o presidente Nacional da UGT, Ricardo Patah, declarou que a luta pela inclusão em suas diversas formas está no DNA da UGT. Ela disse também que Ricardo Patah ressaltou que a União tem o dever cívico de fazer as mudanças que quer. E que mesmo em meio a tantas adversidades, vai em frente, com suas políticas e formações, sempre em defesa do trabalhador. Para Elza, o evento foi uma grande oportunidade para ela buscar conhecimento e trocar conhecimentos com representantes de entidades sindicais de todo o Brasil.

O evento, que foi aberto na terça-feira, 3, encerra hoje e contou com  a participação de dirigentes sindicais de todo o País, entre eles os líderes ugetistas, estão Salim Reis, vice-presidente da entidade, Orildes Lottici, Secretaria de Formação da União Geral dos Trabalhadores do Brasil com Cooperação do Solidarity Center (AFL-CIO) , Regina Zagretti, Ana Cristina Duarte e Josi Camargo, respectivamente, secretárias da Mulher, da Diversidade e de Formação da Central, Cássia Bufelli e Joyce Ribeiro, secretária adjunta e assessora da Secretaria da Mulher, Cristina Palmieri, coordenadora da Jornada 2030 e do Comitê de Sustentabilidade, e Helen Silvestre, do Instituto de Altos Estudos (IAE).

Participaram também da Oficina os palestrantes Jana Silverman, da AFL-CIO, Victor Gnecco Pagani, do Dieese, Marilane Teixeira, da Unicamp, Bruna Valin, da Aliança Nacional LGBTi+; e Aparecido Tenório, do Sindicato dos Padeiros de São Paulo. Para os participantes, o evento foi uma oportunidade de discutir uma pauta sempre atual. Como dirigentes sindicais, representantes da classe trabalhadora, todos os participantes tiveram a oportunidade e discutir como a discriminação impacta as relações e a formação do mercado de trabalho.

Deixe um Comentário