Volta Redonda discute inclusão de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

0

VOLTA REDONDA

A inserção das Pessoas com Deficiência (PCDs) no mercado de trabalho tem mobilizado os representantes de várias secretarias municipais de Volta Redonda. O tema foi alvo de uma reunião ocorrida na segunda-feira, no auditório da Prefeitura de Volta Redonda, integrando os gestores das pastas de Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Ação Comunitária, Na Hora, Guarda Municipal, Transporte e Mobilidade Urbana, IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e entidades civis organizadas como a Câmara dos Diretores Lojistas e os Cooperados de Pessoas com Necessidades Especiais e Amigos (Coopenia).

A principal proposta da administração municipal é promover a integração de ações, conforme orienta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães. “Há uma demanda no mercado de trabalho para PCD’s que não são atendidas. A reunião serviu para buscar propostas de aproximação das Pessoas com Deficiência do mercado de trabalho. Nós como fomentadores do tema, temos a missão de conscientizar e sensibilizar para a importância desta inclusão”, enfatizou Joselito.

A mobilização tem o aval do prefeito Samuca Silva, que garantiu apoio a iniciativa e às propostas que serão aprovadas nos próximos encontros. “Todas as boas ideias são bem-vindas, pois estamos falando de pessoas que merecem o nosso respeito e que possuem uma grande capacidade para estar no mercado”, frisa.

Para a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação Física (CER III), a fisioterapeuta Polyana Mazielli, é importante para a sociedade fazer a inclusão das pessoas que tem deficiências físicas, visual e intelectual. “Teremos, com certeza, muitas propostas a apresentar”, disse, durante o encontro que contou com a participação de três cadeirantes: André Luiz Caramez, Thiago Lopes e Evani Fernandez, da Coopenia. Entre as carências para as pessoas com deficiência foram indicadas a melhoria de rampas e do transporte coletivo e a ampliação de sinais sonoros nos pontos de travessia de pedestres. A próxima reunião será na terça-feira, dia 30, às 16 horas, no auditório da Prefeitura.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !