Volta Redonda destaca diagnóstico precoce e amplia rastreio oncológico

Programa já atendeu .744 pessoas, com 248 casos confirmados, e se prepara para ampliar a cobertura na “Primavera Rosa”

Por Carol Macedo
imagem do whatsapp de 2025 09 22 à(s) 18.29.18 aa1fca80

VOLTA REDONDA

Desde a criação da Linha de Atenção Oncológica (LAO), em março de 2022, Volta Redonda tem apresentado resultados positivos no combate ao câncer, com metade dos casos diagnosticados em estágio inicial, quando a chance de cura é próxima de 100%. O programa “Prevenir”, implantado em todas as unidades da Atenção Primária, já atendeu 1.744 pessoas, com 248 casos confirmados, e se prepara para ampliar a cobertura na “Primavera Rosa”.

O prefeito Antonio Francisco Neto reforçou o compromisso com a saúde, destacando que a iniciativa é referência estadual e nacional, e parabenizou a equipe da LAO pela agilidade no diagnóstico.  “Esse programa me enche de orgulho, colocou Volta Redonda como referência na Saúde e, principalmente, está salvando vidas. Agradeço a todos os profissionais envolvidos para que ele aconteça, a Luciana, que coordena a equipe, e também a Márcia Cury (secretária municipal de Saúde) pelo apoio”, disse o prefeito, lembrando que o programa ficou entre as três melhores experiências da região Sudeste na 20ª Mostra Brasil aqui tem SUS e em segundo lugar na 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde.

Já a coordenadora da LAO, a médica-oncologista Luciana Francisco Netto, destacou que o resultado positivo se deve a diminuição do tempo entre o primeiro atendimento na Atenção Primária e o diagnóstico. Ela reforçou ainda que os números alcançados são reflexo do programa “Prevenir” de rastreio organizado do câncer.

Além do rastreio para mulheres de 25 a 64 anos, com exames de Papanicolau e mamografias, o município também mantém o “Prevenir 50+”, voltado a pessoas de 50 a 79 anos, avaliando risco para câncer de pulmão, mama e intestino, além de fatores de saúde como glicemia e sedentarismo.

Também participaram da reunião a médica da área de epidemiologia, Liz Maria de Almeida, do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); a subsecretária de Saúde, Suzane Balieiro, representando a secretária, Márcia Cury; o coordenador da Atenção Primária à Saúde, Halisson Vitorino; e a coordenadora da Média Complexidade, Elisangela Bonifácio Lyra.

Dados da Linha de Atenção Oncológica e Programa “Prevenir” – Volta Redonda

Atendimento e diagnósticos:

  • Total de pessoas atendidas pela LAO: 1.744
  • Casos de câncer confirmados: 248
  • Casos nos estágios iniciais (1 e 2): 50% (alta chance de cura)

Programa “Prevenir” – rastreio do câncer de colo de útero:

  • Início: novembro de 2022
  • Implantação em todas as UBS/UBSF: agosto de 2023
  • Público-alvo: mulheres de 25 a 64 anos
  • Cobertura em 2024: cerca de 20 mil mulheres atendidas
  • Exames cipatológicos (jan-ago/2025): 10.997 (88% da meta)
  • Exames de mamografia (jan-ago/2025): 5.263 (76,5% da meta)

Programa “Prevenir 50+” (lançado em fevereiro/2025):

  • Público-alvo: 50 a 79 anos
  • Avaliação: histórico familiar de câncer (pulmão, mama e intestino), risco cardiovascular, glicemia, IMC, sedentarismo e obesidade

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos