VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda realiza nesta quinta-feira (18), às 19h, uma audiência pública para discutir a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, na etapa de diagnóstico. O encontro é aberto à população e acontecerá no Centro Integrado de Saúde e Assistência (Cisa), na unidade Aterrado da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), na Rua 535, nº 835, bairro Nossa Senhora das Graças.
O Plano Municipal de Saneamento Básico reúne as diretrizes e ações relacionadas aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos. Em Volta Redonda, a área de água e esgoto é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR); a drenagem urbana fica a cargo da Secretaria Municipal de Obras (SMO); e os resíduos sólidos são acompanhados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP).
Nesta fase da revisão, será elaborado um diagnóstico da situação atual do município com base em dados técnicos e informações levantadas sobre o saneamento básico. A partir desse levantamento, será definido o planejamento para os próximos quatro anos, período estabelecido para a atualização do plano, conforme determina o Decreto Municipal nº 13.697/2015.
Segundo o Saae-VR, o objetivo é orientar os projetos futuros e as expansões necessárias na área de saneamento. A adequação do plano também é uma exigência para a liberação de financiamentos e recursos destinados ao setor. Para o diretor-presidente da autarquia, Paulo Cezar de Souza, a participação popular é fundamental para qualificar o planejamento e contribuir para o desenvolvimento da cidade.
