VOLTA REDONDA
O município de Volta Redonda avançou com o processo para a implantação da ETA (Estação de Tratamento de Água), que ficará no bairro Aero Clube. Nesta segunda-feira, 13, o prefeito Antonio Francisco Neto recebeu o diretor-executivo do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Paulo Cezar de Souza, o PC, o superintendente do Programa de Saneamento Ambiental (Psam) da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Ricardo Oliviera, e a equipe do programa, que veio a Volta Redonda para fazer o levantamento do local onde a estação será instalada.
“A ETA Aero Clube será construída através de convênio com a Seas no valor de R$ 95 milhões e a verificação por parte da equipe do Programa de Saneamento Ambiental é fundamental para dar andamento ao processo que culmina com a licitação para escolher a empresa para executar a obra”, explicou o diretor-executivo do Saae, Paulo Cezar de Souza.
Três topógrafos do Psam foram ao bairro Aero Clube e verificaram o ponto onde será feita a captação de água do Rio Paraíba do Sul para a estação, além de também verificarem o local onde a estação vai ser ligada para garantir funcionalidade ao sistema. “Essa foi a primeira visita da equipe do programa a Volta Redonda e mais um passo decisivo para a concretização do sonho de ter a nova estação”, falou PC.
Ele lembrou ainda que o convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Estado do Ambiente está na fase final, faltando apenas o plano de trabalho. “A partir desse ponto, o prefeito e o governador assinam o convênio e, em paralelo, teremos a parte de andamento do projeto para posterior termo de referência e estudo técnico preliminar. Aí é publicar o edital para iniciar o processo de licitação”, citou o diretor do Saae-VR.
O prefeito Neto recebeu a equipe da Seas no gabinete e destacou a parceria com o Governo do Estado para a realização de mais uma obra de grande importância para Volta Redonda. “A nova ETA vai impactar muito positivamente a vida da população, solucionando uma questão de grande importância, que é o abastecimento de água. Não mediremos esforços para duplicar o tratamento de água com a conclusão da ETA Aero Clube”, disse.
ETA Aero Clube
A nova estação vai ser construída em dois módulos que vão tratar 600 litros de água por segundo. Além disso, ficará pronta uma estrutura para a instalação de mais um módulo capaz de tratar 300 litros de água por segundo, atingindo 900 litros.