>
a voz da cidade

Volta Redonda dá mais um passo para implantação da ETA Aero Clube

Equipe do Programa de Saneamento Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente esteve no município para fazer o levantamento do local onde a estação será instalada

Por Carol Macedo
imagem do whatsapp de 2025 01 13 à(s) 17.45.01 bd9f3fc8
728x90 parque

VOLTA REDONDA

O município de Volta Redonda avançou com o processo para a implantação da ETA (Estação de Tratamento de Água), que ficará no bairro Aero Clube. Nesta segunda-feira, 13, o prefeito Antonio Francisco Neto recebeu o diretor-executivo do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), Paulo Cezar de Souza, o PC, o superintendente do Programa de Saneamento Ambiental (Psam) da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Ricardo Oliviera, e a equipe do programa, que veio a Volta Redonda para fazer o levantamento do local onde a estação será instalada.

“A ETA Aero Clube será construída através de convênio com a Seas no valor de R$ 95 milhões e a verificação por parte da equipe do Programa de Saneamento Ambiental é fundamental para dar andamento ao processo que culmina com a licitação para escolher a empresa para executar a obra”, explicou o diretor-executivo do Saae, Paulo Cezar de Souza.

Três topógrafos do Psam foram ao bairro Aero Clube e verificaram o ponto onde será feita a captação de água do Rio Paraíba do Sul para a estação, além de também verificarem o local onde a estação vai ser ligada para garantir funcionalidade ao sistema. “Essa foi a primeira visita da equipe do programa a Volta Redonda e mais um passo decisivo para a concretização do sonho de ter a nova estação”, falou PC.


Ele lembrou ainda que o convênio entre a prefeitura e a Secretaria de Estado do Ambiente está na fase final, faltando apenas o plano de trabalho. “A partir desse ponto, o prefeito e o governador assinam o convênio e, em paralelo, teremos a parte de andamento do projeto para posterior termo de referência e estudo técnico preliminar. Aí é publicar o edital para iniciar o processo de licitação”, citou o diretor do Saae-VR.

O prefeito Neto recebeu a equipe da Seas no gabinete e destacou a parceria com o Governo do Estado para a realização de mais uma obra de grande importância para Volta Redonda. “A nova ETA vai impactar muito positivamente a vida da população, solucionando uma questão de grande importância, que é o abastecimento de água. Não mediremos esforços para duplicar o tratamento de água com a conclusão da ETA Aero Clube”, disse.

ETA Aero Clube

A nova estação vai ser construída em dois módulos que vão tratar 600 litros de água por segundo. Além disso, ficará pronta uma estrutura para a instalação de mais um módulo capaz de tratar 300 litros de água por segundo, atingindo 900 litros.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos