VOLTA REDONDA
As assessoras da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda marcaram presença na formatura do projeto Capacit Mulher 2025, realizada no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, no Rio de Janeiro. A iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher reuniu representantes de 91 municípios e celebrou a qualificação de agentes públicas no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O evento contou com a participação do governador Cláudio Castro, da primeira-dama Analine Castro, da secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, da deputada estadual Célia Jordão e diversas autoridades e representantes de políticas públicas para mulheres.
Volta Redonda foi representada por profissionais do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da Casa Abrigo Deiva Ramphini Rebello, além de assessoras de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, todas participantes da formação de 288 horas híbridas, que buscou fortalecer a rede de atendimento humanizado às vítimas de violência.

Curso capacitou agentes públicas para atendimento humanizado às vítimas – Divulgação PMVR
A advogada Patrícia Nobre Vieitas, assessora do Ceam, destacou o impacto da formação na rotina dos serviços municipais. “O Capacit Mulher 2025 garantiu uma visão ampla e humanizada das políticas públicas, fortalecendo o atendimento e proporcionando avanços importantes para as mulheres atendidas”, afirmou.
Para 2026, a Secretaria de Estado da Mulher já anunciou a oferta de 450 novas vagas para agentes públicas.
A assessora da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Janete Amâncio ressaltou que a formação ultrapassou a esfera profissional. “Não foi apenas um curso, mas um passo de transformação pessoal e profissional, ampliando instrumentos de enfrentamento à violência de gênero”, disse Janete.
Já Kátia Teobaldo, assessora de Promoção de Políticas para Mulheres, reforçou o caráter colaborativo do curso. “Participar de uma formação como essa significa criar vínculos, trocar experiências e fortalecer a rede. Quando capacitamos mulheres, transformamos famílias, comunidades e o serviço social”, pontuou.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, agradeceu à equipe estadual e ressaltou o avanço proporcionado. “O curso foi essencial para aprimorar os projetos e atendimentos nos municípios. Parabenizo a secretária Heloisa Aguiar e toda a equipe pelo excelente trabalho”, destacou Glória.