Volta Redonda celebra Dia Nacional dos Surdos com entrega de carteirinhas de identificação

0

VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) realizou nesta segunda-feira, dia 26, Dia Nacional do Surdo, a entrega simbólica de carteirinhas de identificação para deficientes auditivos ou surdos da cidade. Ao todo, 17 pessoas receberam o documento, que deve ser entregue a 290 inscritos na SMPD. O objetivo é facilitar, principalmente o atendimento em saúde, de surdos do município. A entrega foi feita no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto.
IDENTIFICAÇÃO
O documento de identificação conta com o nome, endereço, tipo sanguíneo e deficiência, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras informações. A carteirinha vai funcionar em conjunto com a capacitação de funcionários públicos no atendimento às pessoas com deficiência auditiva ou surdas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a primeira beneficiada pela ação. “Uma iniciativa muito legal. Só tenho que agradecer ao pastor e a todos da Secretaria da Pessoa com Deficiência que tanto têm trabalhado em prol deste público. Volta Redonda tem avançado a cada dia, graças a iniciativa do secretário Washington Uchôa. É motivo de muito orgulho para nós contarmos com uma secretaria que trata com carinho as pessoas com deficiência. Pretendemos avançar muito mais, com a construção de uma sede própria, mais dois ônibus adaptados para poder melhorar o atendimento a vocês. Agradeço a vocês por acreditarem no nosso projeto”, disse Neto aos presentes.
ELOGIO DO SECRETÁRIO
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, também elogiou o prefeito. “O senhor e essa sensibilidade que tem com todos, em especial às pessoas com deficiência, fazem a diferença. Para nós é um dia muito feliz, pois isso vai ajudar muito no dia a dia dessas pessoas com deficiência auditiva”, disse Uchôa.
Uma das alunas do curso de Administração do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) para pessoas com deficiência, promovido em parceria com a SMPD, Angélica Sampaio, pediu a palavra, e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), agradeceu a todos os avanços feitos pela prefeitura na acessibilidade da comunidade surda de Volta Redonda.
“Eu agradeço o apoio do prefeito Neto, de toda a equipe da secretaria, dos intérpretes, que estão sempre nos apoiando. Sem dúvidas contar com este apoio é uma porta de entrada para termos acesso a várias oportunidades. Muito obrigada, prefeito, de coração, parabéns”, agradeceu.
INTÉRPRETES DE LIBRAS
A entrega das carteirinhas contou com a participação dos intérpretes de Libras, Douglas Vilas, Jairo Nunes, as professoras Sandra Duarte e Juliane Brizola, além da coordenadora do curso de Língua Portuguesa Através de Narrativas, destinado às pessoas surdas, Eliete Guimarães. Os vereadores Paulinho AP e Vampirinho também estiveram presentes.