Volta Redonda: Bengala Inteligente é premiada na Mostra Nacional de Robótica

Equipamento desenvolvido por estudantes do Colégio João XXIII em parceria com a SMPD ganhou Menção Honrosa

Por Carol Macedo
whatsapp image 2025 11 21 at 11.06.42

VOLTA REDONDA

O projeto Bengala Inteligente para Deficientes Visuais – desenvolvido pela turma de Robótica do Colégio João XXIII, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) – recebeu uma Menção Honrosa após participação na Mostra Nacional de Robótica, realizada entre dos dias 12 e 14 deste mês em Vitória (ES). A participação da equipe de Robótica aconteceu de forma virtual e garantiu que a Bengala Inteligente – equipamento personalizado que emite sinais sonoros e vibra para apontar obstáculos, respeitando as necessidades de cada usuário – estivesse entre os 21 projetos contemplados no país.

“O projeto premiado anteriormente no Mundial da Robocup, em Salvador (BA), foi apresentado com avaliações ao vivo, e teve melhorias, com a possibilidade de acréscimo de mais sensores, onde obtêm-se um maior alcance nas funções sonoras e de vibrar”, explicou o professor Frederico Pitassi de Paula, que coordena a turma de Robótica do João XXIII.

O professor explica que, além da Menção Honrosa, os estudantes participantes estão concorrendo a Bolsas de Estudos CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Iniciação Científica Júnior para mais testes e um maior desenvolvimento do projeto. “Para o futuro os alunos esperam otimizar o tamanho do equipamento, mudar o controlador para um tamanho menor e utilizar um novo sensor de refletância com alcance três vezes maior. A equipe está sendo renovada e esperamos ainda mais pessoas, além de poder doar mais dois exemplares da bengala ainda este ano, por meio da parceria entre a Fevre e a SMPD”, acrescenta Frederico Pitassi.

“É muito gratificante participar desse projeto incrível, nós aprendemos mais sobre robótica e tecnologia, e ainda podemos ajudar pessoas. Esperamos ajudar ainda mais, produzindo novos modelos e otimizando os recursos que aprendemos nas aulas”, disse a estudante Ana Vitória Pedrosa da Silva.

O presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira, parabenizou a equipe de Robótica por mais essa conquista. “Parabéns a todos pela dedicação e pela premiação. Essa conquista, assim como as medalhas recentes na Robocup, mostra o quanto o investimento do governo municipal na educação dá resultados positivos para nossos alunos. E vamos seguir trabalhando para melhorar ainda mais”, afirmou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos