Volta Redonda atinge 70% da população com duas doses de vacina contra a Covid-19

0

VOLTA REDONDA
O município de Volta Redonda atingiu, nesta semana, 70% da população acima de 18 anos vacinada com as duas doses da vacina contra a Covid-19, incluindo a dose única da vacina Janssen. A cobertura de primeiras doses chegou a 103,85% na mesma população, superando a meta do Ministério da Saúde, no Plano Nacional de Imunização (PNI). Os dados foram atualizados na manhã desta sexta-feira, dia 01, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O alcance maior que 100% de pessoas com a primeira dose é explicada por dois fatores. Primeiro, pelo fato do Ministério da Saúde fixar a meta de pessoas a serem vacinadas com base em dados do IBGE, que não são exatos. Assim, em geral o público alvo é mesmo maior do que o estipulado. Em segundo lugar, pelo fato de Volta Redonda contar com uma população flutuante grande, com muitas pessoas de outras cidades trabalhando em seu território.
TERCEIRA DOSE
Além da cobertura vacinal de primeiras e segundas doses, o município vem intensificando a terceira dose de reforço para idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, de 50 a 59 anos, e imunossuprimidos graves. O município antecipou a aplicação da dose de reforço no final de agosto, a determinação do ministério previa o início da terceira dose a partir de 15 de setembro. De acordo com a secretaria de Saúde, até o momento, foram aplicadas 2.763 doses de reforço.
Com isso, Volta Redonda já aplicou 216.476 primeiras doses e 148.537 segundas doses, o número inclui a dose única da Janssen. Total de doses aplicadas 365.013. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, com a chegada de novas remessas de vacinas, a faixa etária dos profissionais de saúde será ampliada gradualmente para dose de reforço. “No momento conseguimos atingir parcialmente os profissionais de saúde com a terceira dose, iniciamos com a faixa etária de 50 a 59 anos e vamos ampliar no momento da chegada de mais vacinas. Ampliamos a dose de reforço para pessoas a partir de 60 anos e pedimos que os idosos acima de 80 anos compareçam na dose de reforço”, concluiu o coordenador.

Deixe um Comentário