Volta Redonda apresenta dois projetos para as juventudes do município

0

VOLTA REDONDA
Celebrando o Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto, a Coordenadoria Municipal da Juventude de Volta Redonda (CoordJuv-VR) apresentou dois projetos para as juventudes do município nesta sexta-feira, dia 12. Os programas “Semeando Juventudes” e “Semeando Liberdade” visam capacitar os jovens volta-redondenses, os auxiliando no acesso ao Ensino Superior, mercado de trabalho e à possibilidade de empreender.
As novidades foram apresentadas durante a programação especial montada para comemorar o primeiro ano do Centro Oportunizar, quiosque na Vila Santa Cecília voltado para adolescentes e jovens adultos entre 15 e 29 anos. O espaço tem o objetivo de auxiliar na conquista do primeiro emprego ou estágio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz.
De acordo com a coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, o projeto “Semeando Juventudes” terá como público-alvo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio – regular e/ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos) – da rede pública. Já o “Semeando Liberdade” será direcionado para os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). “Serão realizadas ações de capacitação, promovidas por estudantes extensionistas que serão selecionados através de edital. A democratização do acesso às informações e os mecanismos de funcionamento dos três eixos, Ensino Superior, mercado de trabalho e empreendorismo, é de suma importância para auxiliar na redução das desigualdades”, disse a coordenadora.
UM ANO DE CENTRO OPORTUNIZAR
Comemorando também o primeiro ano do Centro Oportunizar, a CoordJuv-VR preparou uma programação especial durante toda esta sexta-feira (12). Foram intensificados os serviços de emissão de currículo, criação de e-mail profissional, cadastro em vagas de emprego e estágio, orientação profissional, emissão de Carteira de Trabalho (CTPS) e preenchimento de ficha para o Programa Jovem Aprendiz.
A estudante Giovana Maia, de 17 anos, foi ao local para fazer a Carteira de Trabalho e também o seu currículo. “Uma experiência muito boa e que pode me dar muita chance no futuro. No momento, estou procurando uma vaga de Jovem Aprendiz e conseguiram tirar todas as minhas dúvidas sobre a Lei de Aprendizagem. Foi tudo muito rápido”, disse.
Quem também esteve no Centro Oportunizar foi o também estudante Thauan da Silva, de 16 anos. “Vim pela primeira vez conhecer o espaço e gostei bastante. O atendimento é muito bom, rápido e consegui montar o meu currículo. No momento posso dizer que estou focando em tudo, Jovem Aprendiz ou um emprego mesmo, para ir adquirindo experiência, independentemente de qualquer coisa”, afirmou.
MÊS DA JUVENTUDADE DA JUVENTUDAE
A festividade do 1º ano do Centro Oportunizar também faz parte do Mês da Juventude, que conta com mais de 50 atividades durante todo o mês de agosto. Na próxima semana, entre os dias 15 e 20 de agosto, estão previstas ações nas escolas municipais Prefeito José Juarez Antunes, no São Luiz, e Maria Rosa Rodrigues, no Jardim Tiradentes; no colégio José Botelho de Athayde, na Vila Americana; no Degase; e no UniFOA.
Serão realizadas ainda as palestras: “Ciência e Arte”, na segunda-feira, dia 15, às 15h, na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília; e “Metaverso”, na terça-feira, dia 16, às 9h, no Teatro do Colégio João XXIII, no Retiro.
Durante a semana, também terá a apresentação teatral “Juventudes”, marcada para segunda-feira, dia 15, às 15h, no Memorial Zumbi, Vila Santa Cecília; uma roda de conversa sobre trabalho infantil no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Verde Vale, na quarta-feira, dia 17; e um encontro com a juventude religiosa, no sábado, dia 20, às 17h, no térreo da Biblioteca Municipal, Vila Santa Cecília.

 

Deixe um Comentário