A programação de vacinação contra a Covid-19 sofrerá alterações
VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa a vacinar pessoas a partir dos 60 anos e profissionais de educação contra a gripe nesta terça-feira, dia 11. Nesta fase, a vacinação também é destinada a gestantes, puérperas e lactantes, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e trabalhadores da saúde.
A imunização será realizada nas unidades do município, das 12h30min às 16 horas, com exceção dos postos localizados nos bairros 249, São João, Siderlândia, Volta Grande e Vila Mury, que são locais referência para o atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19.
O médico sanitarista e coordenador da Vigilância em Saúde do município, Carlos Vasconcellos, alerta para o intervalo entre a vacina da gripe e da Covid-19. “Pessoas vacinadas contra a Covid-19 devem aguardar 15 dias após a aplicação da primeira dose da Astrazeneca e 15 após a aplicação da segunda dose da CoronaVac”, disse.
Comunicado – Vacinação contra Covid-19
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a programação de vacinação contra a Covid-19 para esta terça-feira terá alterações por força de uma recomendação da Anvisa e decisões judiciais recentes, que valem para todo território nacional.
Gestantes
Em respeito à manifestação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a suspensão de vacinação de gestantes com a vacina AstraZeneca, e considerando não haver disponibilidade de outras vacinas para primeira dose no momento, está suspensa temporariamente a aplicação de vacinas contra a Covid-19 no grupo de gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e lactantes, reforçando a vacinação contra a Influenza e aguardando novas orientações.
Forças de segurança, armadas e educação
Em decorrência de decisão judicial, também está suspensa qualquer aplicação de 1ª dose para os seguintes grupos das Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas e profissionais de educação, até que se encerre a vacinação de todas as faixas etárias até 18 anos do grupo prioritário de comorbidades. As segundas doses devem seguir o calendário indicado, conforme a disponibilidade.
Pais e tutores de pessoas com deficiência
Em respeito a Medida Cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF) e independente do mérito, não está liberada a vacinação contra Covid-19 a título de pais e tutores de pessoas com deficiência, até que a prefeitura receba orientação técnica da Secretaria de Estado de Saúde.
Vacinação Coronavac
Todas as vacinas da Coronavac da programação de segunda-feira,doa 10, foram aplicadas, sem sobras de doses. A aplicação da Coronavac será retomada assim que a Secretaria Municipal de Saúde receber novas doses.
Vacinação AstraZeneca – 1ª dose
A vacinação da 1ª dose da AstraZeneca segue a programação já divulgada para esta terça-feira, atendendo os grupos de Pessoas institucionalizadas e trabalhadores de ILPIs, Pessoas institucionalizadas com deficiência acima de 18 anos, Pessoas de 60 anos e mais, independente de comorbidade, Profissionais de Saúde, mediante comprovação por contrato de trabalho ou carteira do Conselho de Classe e Comorbidades conforme relação definida pelo Ministério da Saúde, de 50 a 59 anos.
Comorbidades de 18 a 59 anos
Obesidade com IMC>40, diabéticos Insulino-Dependentes (NOVO), Anemia Falciforme, Doentes Renais em Terapia Renal Substitutiva, Neoplasias em quimio ou radioterapia, Síndrome de Down,Transtornos do Espectro Autista, Pessoas com Deficiências Intelectuais Graves, Transplantados de Órgãos Sólidos.
Vacinação AstraZeneca – 2ª dose
A segunda dose da vacina AstraZeneca está sendo aplicada nas pessoas vacinadas com a 1ª dose até o dia 16/02/2021. A aplicação acontece nas unidades Básicas e de Saúde da Família, exceto: 249, São João, Volta Grande, Vila Mury e Siderlândia.