VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Volta Redonda (Semop-VR), através do projeto Cidade Monitorada, segue ampliando o número de câmeras na cidade. Nesta semana, novos equipamentos de vigilância 24 horas foram instalados na Rodovia dos Metalúrgicos, na altura do condomínio Reserva do Vale, e no bairro Santa Rita do Zarur.
As câmeras fortalecem a segurança e aumentam a capacidade de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O secretário Municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Barbosa, explicou que a expansão integra o conjunto de investimentos tecnológicos conduzidos pela Semop, que vem ampliando, bairro a bairro, a rede de vigilância da cidade. O objetivo é que mais áreas sejam alcançadas pelo videomonitoramento em tempo real. “Cada ponto de instalação dessas novas câmeras atende a um planejamento estratégico de segurança, que considera viabilidade, análise criminal e interesse público. O monitoramento inibe ações criminosas e amplia nossa capacidade de atuação. E é isso que nós temos feito, garantindo ações cada vez mais eficazes”, disse o coronel Luiz Henrique.
Neste mês, câmeras de vigilância 24 horas já haviam sido instaladas nos bairros Vivendas do Lago, Jardim Provence e Santa Cruz.
Volta Redonda conta atualmente com mais de duas mil câmeras, com o monitoramento sendo uma das ferramentas mais eficazes na prevenção e redução de crimes no município. A tecnologia permite maior precisão na identificação de situações suspeitas, respostas mais rápidas às ocorrências e um controle mais abrangente dos principais acessos e vias de Volta Redonda.


