Volkswagen apresenta na 21ª Fenatran o mais novo caminhão elétrico

0

RESENDE/SÃO PAULO

O município de Resende foi destaque da 21ª edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, na noite de domingo, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. A Volkswagen Caminhões e ônibus fez o lançamento do e-Delivery, o mais novo caminhão elétrico desenvolvido no complexo Industrial da montadora instalado no Polo Industrial da cidade. O presidente e CEO da Man Latin, Roberto Cortes, ladeado pelos prefeitos de Resende e de São Paulo, Diogo Balieiro Diniz (PSD) e João Dória (PSDB), respectivamente, acompanharam a apresentação do protótipo do primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil. O e-Delivery vai distribuir bebidas da Ambev, em testes, a partir do próximo ano. A produção em série deste modelo está prevista para 2020.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz, que foi recebido por Roberto Cortes e João Dória no palco do evento, falou a respeito das oportunidades para a população da cidade a partir da implantação de mais esse produto na indústria local. “O e-delivery é o primeiro caminhão 100% elétrico desta categoria, totalmente desenvolvido no Brasil. A nova linha trouxe mais 300 postos de trabalho para Resende e até 2021 mais R$1,5 bilhão será investido na fábrica, instalada em nossa cidade. Estamos trabalhando muito para a viabilização de abertura de ainda mais vagas de emprego no município”, destacou Diogo.

Com tecnologia sob medida para as tendências da indústria automotiva, o veículo traz soluções de última geração como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers. “Nosso centro mundial de desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus, localizado no Brasil, investigou as melhores soluções mundiais para atender às necessidades de nossos clientes em veículos de baixas emissões para inaugurar uma nova era da indústria de transportes dos países emergentes”, disse o presidente e Ceo da Man Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e Man, Roberto Cortes, informando que o  e-Delivery pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. “O e-Delivery estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente”.

Com o novo e-Delivery, a MAN Latin America entrega ao mercado um produto único no seu segmento, desenvolvido com engenharia 100% brasileira, com dimensões adequadas à operação VUC, ideal para os grandes centros urbanos. O veículo chega ao mercado para atender aos segmentos de logística verde, zero emissões e circulação em locais com baixo ruído.

Já o diretor de Procurement da Ambev, Guilherme Gaia, comentou sobre os avanços na fabricação de produtos sustentáveis. “Estamos muito felizes com essa iniciativa, que traz avanços importantes para a indústria de logística verde. A utilização de veículos sustentáveis contribui para o nosso sonho de unirmos as pessoas por um mundo melhor”, afirma Gaia.

Deixe um Comentário