Vitamina D é aliada no tratamento e prevenção da osteoporose

0

BARRA MANSA

A ingestão diária de cálcio é um hábito importante para prevenir e tratar a osteoporose, doença que reduz a massa óssea, ocasionando a piora da qualidade dos ossos. Mas engana-se quem acredita que só consumir alimentos ricos nesse mineral seja o suficiente. Para que o cálcio seja absorvido é preciso que o organismo adquira também a vitamina D.

A principal função da vitamina D no organismo é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes. Além de melhorar a saúde óssea, a vitamina D previne doenças como obesidade e diabetes.

O nutriente, além de auxiliar na absorção do mineral, é necessário para que ocorra um crescimento adequado dos ossos. A forma mais fácil e eficaz de conseguir essa vitamina é pela exposição solar, que segundo o especialista, deve ser feita em um período de 15 minutos por dia sem proteção para que o organismo consiga sintetiza-la.

A importância dos níveis da vitamina D interfere até mesmo no andamento do tratamento da doença, como explica o clínico geral, Silvio Peixoto. “Os níveis de cálcio no sangue e a vitamina D devem estar acima do seu limite inferior para que o tratamento da osteoporose consiga ser efetivo”, de acordo com ele, somente no Brasil, a osteoporose atinge 10 milhões de pessoas, como mostra estimativa da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF).

Porém, é possível preveni-la com a adoção de hábitos saudáveis: ingestão de cálcio, atividades físicas regulares, principalmente musculação. “Além disso, é importante evitar o excesso de café e álcool, não usar drogas, tratar doenças endócrinas existentes e usar cálcio quando estiver em uso de medicamentos que reduzam a absorção do mineral”, aponta.

A vitamina D é importante para regulação do metabolismo ósseo, e age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.

As funções da vitamina D no organismo são: Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino; fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis; prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla; aumentar a produção de músculos; melhorar o equilíbrio; fortalecer o sistema imunológico; melhorar a saúde cardiovascular; prevenir alguns tipos de câncer, como os de cólon, de reto e da mama; prevenir o envelhecimento precoce.

Onde encontrar a vitamina D

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como peixes, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e leite e derivados. Confira aqui uma lista de alimentos ricos em vitamina D.

Outra fonte natural de vitamina D é a sua produção na pele a partir da exposição aos raios solares. Por isso, para produzir quantidades adequadas de vitamina D, pessoas de pele clara devem ficar ao sol durante pelo menos 15 minutos por dia, enquanto pessoas de pele negra precisam de cerca de 1 hora de exposição solar diária.

Além das fontes naturais, a vitamina D também pode ser encontrada na forma de suplementos em cápsulas ou em gotas, que só devem ser usados em casos de deficiência dessa vitamina. A quantidade de suplemento a ser tomada varia de acordo com a idade, a dose do medicamento e o grau de deficiência vitamínica, e crianças e mulheres grávidas só devem tomar o suplemento de vitamina D de acordo com orientação médica. Veja mais em Suplementos de vitamina D.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !