VOLTA REDONDA
O Banco de Tecido Ocular Humano (BTOH) de Volta Redonda, que fica no Hospital São João Batista (HSJB), intensificou as visitas técnicas durante o ‘Setembro Verde’, mês da campanha nacional de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A unidade está aberta para estudantes da área de saúde, cursos técnicos ou nível superior, mas também para a comunidade, e o agendamento deve ser feito pelos telefones (24) 99974-6595, 3512-9002, 3511-3755 ou 08000225742.
Segundo informou a coordenadora do BTOH de Volta Redonda, a enfermeira Daniela da Silva, a iniciativa tem como objetivo incentivar as pessoas a doarem órgãos e tecidos para transplantes. Informou que, durante a visita técnica, é apresentado o trabalho do Banco de Olhos, desde a chegada do tecido captado nos hospitais até a córnea estar preservada para envio à RJ Transplantes, a Central de Transplantes do Estado do Rio de Janeiro.
Nesta semana, a unidade recebeu três grupos de estudantes do curso de Enfermagem da Estácio Volta Redonda, e outro de alunos da Faculdade Anhanguera, de Barra Mansa. “A visita técnica para os estudantes da área de Saúde tem como foco a importância de ser atuante na causa, incentivar a doação de órgãos e tecidos no trabalho, dia a dia. Quando recebemos a comunidade, o intuito é desmistificar a doação, mostrando o trabalho sério dos profissionais do Banco de Olhos e os benefícios que a disponibilização de órgãos para transplante proporciona para as pessoas que esperam na fila”, falou Daniela.
O Banco de Olhos possui uma equipe de profissionais especializados – técnico, enfermeiro e oftalmologista – que são responsáveis pela busca de potenciais doadores, pela avaliação, validação, entrevista familiar, captação, processamento, armazenamento e disponibilização dos tecidos para o transplante.
CAPACITAÇÃO NAS UNIDADES DE ABRANGÊNCIA
O Banco de Tecido Ocular Humano de Volta Redonda, que fez quatro captações em três hospitais diferentes nesta semana, conta com 34 unidades na área de abrangência. E para aumentar o número de notificações de possíveis doadores, a equipe do BTOH promove capacitações para os profissionais que atuam nessas unidades.
O objetivo é esclarecer dúvidas, combater mitos e incentivar doação de órgãos e tecidos. Por meio de palestras e treinamentos, são abordados temas como o processo de identificação de potenciais doadores, acolhimento às famílias, aspectos legais e éticos da doação, além dos critérios médicos necessários para a captação de córneas.
Qualquer pessoa entre dez e 80 anos pode ser um potencial doador, basta manifestar em vida seu desejo aos familiares. Lembrando que somente a família pode autorizar a doação de córneas. Uma doação de córneas pode beneficiar até quatro pessoas, quando são captadas as duas córneas e as duas escleras,camada branca mais superficial do globo ocular, composta por fibra de colágeno.
Além do Banco de Olhos, o Hospital São João Batista conta com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), responsável pela captação de órgãos e tecidos. “Essa equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeira, psicólogos e assistente social trabalha na abordagem à família para obter autorização para a doação. Somos uma unidade comprometida com o incentivo à doação de órgãos e tecidos para transplante”, afirmou o diretor-geral do HSJB e vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria.
Visitas técnicas do Banco de Olhos de Volta Redonda são intensificadas no ‘Setembro Verde’
Unidade recebe estudantes e a comunidade para conhecerem o trabalho e a equipe do órgão como forma de incentivar a doação de órgãos e tecidos
O agendamento para visitas deve ser feito pelos telefones (24) 99974-6595, 3512-9002, 3511-3755 ou 08000225742.Fotos de divulgação –Secom/PMVR
