Visconde de Mauá eleva expectativa para a taxa de ocupação da rede hoteleira no feriadão de Corpus Christi

0

AGULHAS NEGRAS

Com o enfraquecimento da paralisação dos caminhoneiros a partir dos acordos firmados com o governo federal, o reabastecimento dos postos de combustível é ascendente no país e com isso a expectativa de baixa no setor de turismo das Agulhas Negras deve mudar. No início da semana entidades representativas do setor temiam que reservas não fossem confirmadas e com a crise da gasolina muitos motoristas optassem em ficar em casa durante o feriado prolongado de Corpus Christi.

A vila de Visconde de Mauá terá autonomia no abastecimento e deve atrair novos visitantes

Na região de Visconde de Mauá, compreendida entre Visconde de Mauá (Resende), Maringá, Maromba e Vale do Pavão, das Cruzes e da Grama (Itatiaia) a taxa de ocupação neste feriado, dia 31, está na faixa de 70%, cerca de 1.300 leitos ocupados perante o total de aproximadamente 1.800, segundo dados da Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mauatur). Para quem pretende ir para o distrito resendense curtir o restante do feriado prolongado, ainda há vagas e também a oportunidade de abastecer. A Mauatur garante que o posto de combustível de Visconde de Mauá, a exemplo do restante do país, será abastecido com uma carreta da Petrobrás. “Registramos a média de 70% da taxa de ocupação neste momento, durante o início do feriado, tendo a perspectiva de que muitos turistas virão para nossa região no decorrer do fim de semana passada a situação da crise do abastecimento. São 1.300 leitos ocupados, de um total de 1.800”, argumenta o presidente Paulo Gomes de Oliveira, citando o volume de combustível para moradores e turistas. “O posto de combustível aqui de Visconde de Mauá receberá uma remessa de 10 mil litros de gasolina e cinco mil litros de etanol. Foi solicitado pela Petrobrás para atender os moradores e também os turistas. As desistências das reservas não estão ocorrendo e mais turistas chegam a todo instante. Até domingo devemos atingir uns 90% de ocupação, aproveitando toda a beleza natural e atrativos de Visconde de Mauá e sua gastronomia e rede hoteleira”, informa.

PENEDO EM DESTAQUE

Em Itatiaia, a Secretaria de Turismo, divulgou antes do feriado que devido à paralisação dos caminhoneiros a previsão da taxa de ocupação havia baixado de 75% para 50% na rede hoteleira local. Os destinos turísticos de Itatiaia são Parque Nacional do Itatiaia, Colônia Finlandesa do Penedo e Maringá e Maromba, na Região de Visconde de Mauá. Somente no trecho do Parque são ao menos 15 estabelecimentos de hospedagem, entre hotéis e pousadas. Em Penedo, o fim de semana de tempo aberto, atrelado ao clima frio da serra, leva inúmeros visitantes ao local. Nesta quinta-feira os restaurantes e bares, além do comércio da Avenida das Mangueiras foi intenso, demonstrando que a tendência para o restante do feriado prolongado pode ampliar a situação para os empresários do setor. “Os turistas tinham medo da pane seca, agora tudo está se normalizando. Pra nós é altamente favorável o retorno do turista a Penedo, ainda mais depois dessa crise que paralisou o Brasil”, comenta o empresário Alexandre Macuso.

Em Angra dos Reis ocupação hoteleria está em torno de 40%, mas pode crescer

Angra dos Reis é uma cidade turística que está sofrendo os efeitos da greve dos caminhoneiros. A ocupação hoteleira está em torno de 40%. “Poderia ser pior, mas o tempo está ajudando e acredito que muitas pessoas que não reservaram podem chegar ainda na cidade”, destacou o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), João Willy Seixas Peixoto.

Na Vila do Abraão, na Ilha Grande, segundo Willy, o movimento está maior nos hotéis, por conta de um festival de Jazz que está acontecendo neste final de semana. Lá, a ocupação está em 50%. Além desse evento, o presidente da TurisAngra lembrou que em Angra dos Reis, dois outros estão sendo realizados. “Em Verolme acontece o encontro de motociclista e no Cais de Santa Luzia, o Arraiá da Cidade”, disse, reafirmando a possibilidade de melhora de movimento de turistas entre ontem e hoje.

“Os postos estão normalizados, sem filas, o GNV já chegou em Angra dos Reis, os mercados estão sendo abastecidos. Isso pode fazer com quem não tenha se planejado se animar para viajar”, afirmou.

Deixe um Comentário