Violência Contra a Mulher é tema de palestras em Porto Real

0

Porto Real

Na última quinta-feira, dia 21, foi realizado no Horto Municipal uma tarde de palestras direcionadas ao tema Violência Contra Mulher. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, contou com a participação da população e de servidores públicos. Na ocasião, os presentes foram orientados com informações sobre os objetivos e procedimentos a respeito das forças de segurança pública (Guarda Civil Municipal, Polícias Militar e Civil) e dos equipamentos de apoio e orientação no enfrentamento à violência doméstica e de proteção e apoio as vítimas, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Os temas abordados na ocasião foram: ‘13 Anos da lei Maria da Penha – Avanços e Perspectivas’, palestra ministrada pela juíza Maria Aparecida Consentino; ‘Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida’, sob a responsabilidade da cabo da Polícia Militar, Marcela; e ‘Peculiaridades da Investigação dos Crimes Contra a Mulher’, tema abordado pelo inspetor Wlamir, da 100º Delegacia de Polícia.

Segundo destacou a juíza Maria Aparecida Consentino, os dados sobre a violência no Brasil são alarmantes. “Somos o quinto país que mais agride a mulher simplesmente por ser mulher e o primeiro em agressão à população LGBTQI+. A cada cinco meninas no Brasil, três sofrem com violência sexual. Nos últimos cinco anos, morreram em nosso país por violência o mesmo número de pessoas que morreram na guerra da Síria. Precisamos acordar para essas situações de desrespeito e desvalorização da vida humana”, afirmou.

Já o secretário de Ordem Pública, Elias Vergas, destacou que o objetivo foi realizar um chamamento público à conscientização sobre o tema. “Desse modo buscamos promover informações necessárias no que se refere às questões voltadas às políticas de proteção e orientação sobre esse assunto”, concluiu.
Na ocasião estiveram presentes a vereadora Bianca Diniz e os secretários municipais: Jean Carlos dos Santos Silva (Governo); Vanessa Miranda (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda); Ricardo Moraes (Comunicação e Transparência).

Deixe um Comentário