Vinte e cinco equipes de universidades da região participam de Torneio universitário

0

VOLTA REDONDA

Vinte e cinco equipes de 12 universidades da região participam até amanhã, final do feriadão, do Torneiro Universitário do Sul Fluminense (TUSF). Os jovens se enfrentam nas modalidades: basquete, futebol, futsal, handball, vôlei e cabo de guerra além das competições individuais como corrida, tênis e natação. A integração das instituições de ensino e o incentivo ao esporte estão entre as propostas do torneio.

Os jogos estão sendo realizados em sete ginásios da cidade: São Geraldo, Ilha São João, Retiro, Santo Agostinho, Três Poços, Aero e 249. Cerca de dois mil atletas estão participando do TUSF. No acordo entre a Smel (Secretaria Municipal de Esportes) e os representantes das universidades, ficaram  definidas  algumas contrapartidas por parte dos estudantes como explica Felipe Assis, Diretor de Esporte da Smel.

“Por estarmos disponibilizando espaços públicos, os eventos são abertos à população. Não se paga nada para assistir aos jogos. Nem há também a intenção de lucro financeiro com as partidas por parte dos organizadores. Cada atleta cobre seus custos de participação no torneio. Além disso, há outra contrapartida por parte dos universitários que são materiais que serão usados em benfeitorias nos ginásios onde ocorrem os jogos”, disse.

Valeska Costa, de Resende elogiou os ginásios onde ocorrem os jogos. “Vou participar de todas as modalidades. A estrutura de Volta Redonda é muito boa. Já participei de outros torneiros e a cidade é realmente um diferencial. A arbitragem dos jogos também é ótima”, disse a atleta.

Igor Alvarenga, um dos organizadores do TUSF, defendeu o torneio como forma de incentiva ao esporte. “Estamos trabalhando na mudança de visão dos torneios universitários. Sempre existiu uma ideia sobre bagunça e desordem. Estamos mudando isso, pois queremos incentivar o esporte e agregar valores. Todos os jogos são em ginásios e eles têm o portão aberto para que a população possa participar também. Nossa intenção é aproximar as instituições e reunir boas práticas esportivas”, enfatizou.

O prefeito Samuca Silva disse ainda que há o interesse público em eventos como esse, por isso o apoio do município. “Esse tipo de evento mexe com o comercio local, pois movimentam hotéis, restaurantes, lanchonetes, bares trazendo assim receita para o município e consequentemente mais opções de emprego. Além disso, a população tem opções de lazer para esse feriado e de graça. É nesse sentido que há o interesse publico. Desejo aos atletas uma ótima estadia em nossa cidade”.

Para Douglas Costa de Resende, a cidade foi bem acolhedora. “Os ginásios são ótimos. E a cidade nos acolheu muito bem. Nosso objetivo é a integração, é trocar experiências e aproveitar os jogos”, disse o universitário.

Deixe um Comentário