>
a voz da cidade 970 x 150 px

Vila Santa Cecília ganha semáforo que auxilia deficientes visuais a trafegarem

Por Lara Salles
a voz da cidade
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA

A travessia de pedestres na Rua Doze, em frente ao Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, ganhou um dispositivo sonoro. O equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (15) e traz instruções em braile e auxilia deficientes visuais a trafegarem com mais segurança.

A ferramenta funciona através de uma caixinha instalada no poste, ao lado da faixa de pedestres. Ao acionar o botão, o pedestre precisa aguardar o início do bip sonoro que sinaliza quando o semáforo está fechado para os veículos. Assim, ele poderá iniciar a travessia com segurança.

O semáforo com dispositivo sonoro é o segundo instalado em Volta Redonda em uma parceria entre as secretarias municipais de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) e a da Pessoa com Deficiência (SMPD). Outros 20 equipamentos foram adquiridos e serão instalados nos centros comerciais e em vias de maior fluxo de pessoas e veículos.

“Nos reunimos com todos os deficientes visuais e eles fizeram esta reivindicação, da instalação do semáforo com sinal sonoro. Com apoio do prefeito Neto, muito sensível e coração aberto, conseguimos colocar um na Ilha São João, agora na Vila Santa Cecília e a tendência é ampliarmos ainda mais”, disse o secretário da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa.


O professor de Educação Especial, Rafael Eleutério, de 42 anos e é cego desde o nascimento, aprovou a instalação do dispositivo e destacou a importância da ferramenta, que garante mais segurança e autonomia aos deficientes visuais.

“O sinal sonoro é algo que promove muita autonomia, mas é importante que o motorista respeite esta sinalização. E o sinal sonoro não substitui a solidariedade. As pessoas podem ajudar o deficiente a atravessar. Podem oferecer o auxílio”, afirmou Rafael.

Ele ainda destacou o pioneirismo de Volta Redonda em garantir os direitos das pessoas com deficiência.

“Volta Redonda é referência em muitas outras áreas e é importante que seja na acessibilidade. Hoje, com este sinal sonoro, com certeza o município vai servir de exemplo para outros da região. Ainda existem outras barreiras como as arquitetônicas, com as calçadas, por exemplo, mas principalmente as atitudinais. A gente precisa desenvolver na nossa sociedade o sentimento de valorização das pessoas com deficiência, que elas podem realizar suas tarefas com qualidade. Minimizando essa questão, as barreiras arquitetônicas ficam bem menores”, finalizou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos