Vigilância Socioassistêncial poderá ser implantada em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos vem estudando a implementação da Vigilância Socioassistencial no município. Está é uma pauta da atual gestão da Secretaria que vem sendo amadurecida e pensada para que os gestores e profissionais da Assistência Social possam conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual são responsáveis.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Tayene Oliveira disse que a organização da função de Vigilância Socioassistencial é uma tarefa desafiadora. “O fortalecimento da gestão e qualificação dos serviços torna se crucial para o amadurecimento da assistência social como política pública setorial, na qual compete garantir o acesso a direitos sociais”, relata a diretora.

Para falar sobre o assunto, a equipe da Assistência Social organizou, esta semana, uma reunião com a psicóloga e especialista em gestão pública municipal e que implantou a vigilância socioassistencial no município vizinho de Resende, a servidora pública, Maria Cecília Zikan. “Precisamos de diagnósticos que irão dar base para as Políticas Públicas municipais, através dos indicadores as informações e análises que contribuam para efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, fortalecendo a capacidade de Proteção Social e defesa de direitos da política pública”, disse Maria Cecília.