VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, reforçou a fiscalização em estabelecimentos que comercializam produtos típicos da Semana Santa, com o objetivo de garantir a segurança alimentar da população. A ação aconteceu ao longo da semana e teve como foco principal a inspeção de pescados frescos e salgados, além de chocolates, produtos muito consumidos nesse período.
Cerca de 50 mercados e lojas de departamento, além de 10 peixarias, foram vistoriados pelas equipes da Vigilância Sanitária. Durante as inspeções, os fiscais verificaram a procedência dos produtos, condições de armazenamento, refrigeração adequada, manipulação correta e higiene geral dos ambientes e utensílios utilizados.
Nos casos de pescados salgados, foram observadas falhas como a comercialização de peixes como Saith, Zarbo e Ling sendo anunciados como bacalhau, o que caracteriza fraude contra o consumidor. Além disso, em alguns locais os produtos estavam expostos sem proteção contra poeira e insetos ou fora de refrigeração, o que compromete a qualidade e segurança alimentar.
Com relação aos pescados frescos, os fiscais encontraram estabelecimentos que expunham peixes filetados, em postas ou eviscerados diretamente sobre o gelo, o que pode causar contaminação. Nesses casos, os responsáveis foram notificados a utilizar proteção plástica entre o gelo e o produto, conforme as normas sanitárias.