Vídeo divulgado na internet mostra grande massa de poeira produzida pela CSN

0

VOLTA REDONDA

Um vídeo que mostra uma densa poeira saindo da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) vem causando polêmica nas redes sociais. Na tarde do ultimo domingo, 10, em diversos pontos de Volta Redonda, era possível ver a neblina de pó da siderúrgica se espalhando pela atmosfera. Os comentários das redes sociais dão conta que em dois dias consecutivos foi possível avistar a poeira. A indignação dos internautas é com o descaso dos órgãos competentes a respeito da situação, já que o problema com pó preto não é novidade para os volta-redondenses.

A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda informou que a competência da fiscalização é do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), já que a licença de operação é emitida por eles. No entanto, a população cobra que algo seja feito pelos órgãos municipais, já que a população do município é quem está sofrendo. “A CSN nunca irá resolver o problema, é muito mais barato para ela pagar uma multa que resolver”, comentou um seguidor no instagram do @jornalavozdacidade.

Comentários feito por seguidores do Instagram @jornalavozdacidade

Segundo o residente do bairro Retiro, Nilson Souza Rocha, de 49 anos, toda vez que têm ventos fortes na cidade, a fumaça sobe. “Do local que moro dá para ver a grande onda de fumaça subindo. As casas ficam imundas com a poeira, e mesmo que a gente varra, a poeira se acumula de novo rapidamente”, lamentou, contando que tem um filho que possui problemas de bronquite e rinite. “Toda essa poeira prejudica a gente, afeta toda a população”, disse.

A resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), nº 383, de 2006, estabelece os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas e estabelece essa situação como “um lançamento difuso na atmosfera de qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa, efetuada por uma fonte que não possui dispositivo projetado para dirigir ou controlar seu fluxo”. De acordo com Vanderlei Marino, morador da Vila Mury, a poeira é excessiva e constante. “Os carros amanhecem totalmente imundos com o pó de ferro. É uma poeira pesada e brilhante, algo que está nos prejudicando em questão de saúde”, disse indignado.

SILÊNCIO DOS RESPONSÁVEIS

O A VOZ DA CIDADE questionou a CSN sobre o motivo da grande massa de fumaça, quanto de pó é liberado na atmosfera por dia pela empresa e quais os procedimentos que a siderúrgica toma para controlar a emissão do poluente, no entanto, não obteve resposta.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que faz vistorias periódicas na CSN para acompanhar o cumprimento das condicionantes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2018. A população pode denunciar irregularidades  ou crimes ambientais pelos telefones da Ouvidoria do órgão ambiental estadual (21) 2332 4604 ou da Superintendência Regional do Inea no Médio Paraíba (24)  3338 9913.

Deixe um Comentário