ANGRA DOS REIS
A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis emitiu uma nota de repúdio contra um vídeo veiculado nas redes sociais do candidato a prefeito Renato Araújo (PL). Nele, uma pessoa pedia ajuda porque precisava de atendimento da prefeitura para realização de um exame e não estava conseguindo. O paciente, morador do Frade, segundo a prefeitura, sofre de problemas psiquiátricos. A nota aponta que ele estava em visível sofrimento psíquico. A candidata a vice, Karina Caldas estava junto com Renato.
Segundo a nota assinada pelo secretário de Saúde, Rodrigo Cardoso Ramos, o morador está sendo acompanhado e acolhido pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Além disso, o paciente foi prontamente encaminhado para especialistas, recebeu todos os exames necessários e iniciou um tratamento medicamentoso. “Repudiamos qualquer tentativa de desqualificar o trabalho realizado pela equipe médica local”, diz a nota.
EVOLUÇÃO
A Secretaria de Saúde informou que a área cresceu muito na cidade nos últimos anos. A estrutura atende quase 80% da população, superando a média nacional de 70%. O Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) atende aproximadamente 90 mil pessoas por ano apenas na emergência e já realizou mais de cinco mil cirurgias de catarata em mutirões.
Outro dado é que em três anos e meio, o HMJ realizou cerca de nove mil cirurgias em 14 especialidades, além de mais de 12 mil procedimentos. A cidade é uma das poucas no país a oferecer tratamento oncológico localmente.
A maternidade pública e a UPA Infantil foi ressaltada pela pasta, assim como a realização de exames oftalmológicos nas escolas e distribuição de óculos gratuitos para estudantes.
ATAQUE
A Saúde de Angra dos Reis foi ressaltada em outra ocasião. Dessa vez pelo pastor Silas Malafaia no dia 17 de agosto em um evento apoio a candidatura de Renato Araújo. Malafaia chamou o sistema de saúde do município de lixo e o fato rendeu um momento iniciado por médicos, enfermeiros e outros profissionais contrários a afirmação.
RESPOSTA
A assessoria de imprensa do candidato Renato Araújo foi procurada e não se manifestou até o fechamento desta edição.