Vídeo conta a relação de Vinícius de Moraes com Itatiaia e Resende

0

AGULHAS NEGRAS

A relação do poeta Vinícius de Moraes com as cidades de Itatiaia e Resende, na região das Agulhas Negras, é o tema do curta metragem documental  “Vinícius de Moraes em Itatiaia”. O vídeo foi lançado esta semana no YouTube. O curta-metragem ‘Vinícius de Moraes em Itatiaia’ pode ser visto no YouTube através do link:  ( https://www.youtube.com/watch?v=WmdKGrUh9kc ) ou pela consulta do título ou do nome de André Whately.

Com duração de 14 minutos, o vídeo conta um pouco do período que Vinícius frequentou a Serra de Itatiaia-Divulgação

O projeto do ator, diretor e produtor André Whately, que há quase 30 anos apresenta o espetáculo “Vinícius de Moraes… É Demais!”, o vídeo documentário foi um dos contemplados pelo edital “Cultura Presente nas Redes”, lançado durante a pandemia pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Curta documentário apresenta leitura de cartas, textos e poemas de Vinícius de Moraes-Divulgação

Com duração de 14 minutos, o vídeo idealizado por André Whately, reúne informações sobre o período que o saudoso “Poetinha” frequentou a região das Agulhas Negras, local que conheceu aos 18 anos, convidado pelo amigo da Faculdade Federal de Direito do Rio de Janeiro, Otávio de Farias, que teve papel fundamental no despertar artístico de Vinícius de Moraes. Na serra do Itatiaia, o poeta escreveu poemas, cartas e livros.

Whately explica que a ideia de inscrever este projeto no edital do Estado surgiu naturalmente. ‘Há 27 anos apresento um espetáculo poético-musical sobre a obra de Vinícius, e durante todo este tempo estudei e pesquisei bastante sobre sua vida e seu trabalho artístico. Algumas das informações contidas no curta eu acabei incorporando ao espetáculo, pois achei importante destacar sobre sua vivência na região no início dos anos 30”, conta o André, que participa do curta contando a história do poeta em Resende e Itatiaia.

Laís Amaral, Marie Louise Goransson, Andréa Brandão e Augusto Martins, participam do documentário-Divulgação

O vídeo documentário ainda conta com as presenças de Laís Amaral, Marie Louise Goransson, Andréa Brandão e Augusto Martins, que se revezam na leitura de cartas, textos e poemas escritos pelo homenageado. “Desde 2018 o município de Itatiaia instituiu a Semana Vinícius de Moraes, com o objetivo de celebrar e divulgar a obra do poeta e sua ligação com a cidade”, ressalta Whately.

error: Conteúdo protegido !