Vida e obra de José Fleming em exposição

0

BARRA MANSA

O Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal) abre para exposição pública um pouco da vida e obra de José Fleming, ex-presidente e membro fundador da instituição. O material pode ser visto até o próximo dia 28, a sede do Grebal fica na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, 44, Centro, funcionando de terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas.

De acordo com a presidente do Grêmio, Natalia Faria, podem ser vistos livros, biografias, títulos, homenagens, objetos pessoas e fotografias da vida de Fleming. “Ele acaba de completar 90 anos e nos sentimos honrados em homenageá-lo em vida”, destaca.

Biografia

José Fleming nasceu no sul de Minas, na cidade de Conceição do Rio Verde, no ano de 1929. Mudou-se com a família para Volta Redonda no ano de 1945. Passou a residir em Barra Mansa no ano de 1955. Em 1978 entra como sócio no Grêmio Barramansense de Letras. Em 1988 passa a fazer parte da diretoria dessa instituição no cargo de diretor bibliotecário. Inicia sua vida literária, publicando seus trabalhos nas coletâneas do Grêmio Literário de Autores Novos (Glan), de Volta Redonda, e em jornais da região. Participa em concursos nacionais de literatura, com várias premiações. Seu conto ‘As duas ossadas’, que termina a história de O guarani, foi agraciado com medalha de ouro pela Academia Valenciana de Letras. Explora em seus escritos os temas de surrealismo e fantásticos. Publicou: Balaio de paiol, Peneira furada, Contos da lua negra, Os olhos do falecido & outras histórias (que teve como coautores Elette Ferreira e Francisco Nogueira), Haicais, épica & sonetos (com Antônio Pena e Menulfo Nery Bezerra),

É membro fundador da Academia Barramansense de História e da Academia Barramansense de Letras. Agraciado com a Medalha de Mérito Literário Olavo Bilac pelo Grebal. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Barra Mansa. Lançou em 2017, com Asséde Paiva, Dirceu Avellar e Rozan Silva, o livro 19 contos contados e um cordel. Lançou em 2018, com Asséde Paiva o livro O dente do dragão e outros contos.

Foi presidente do Grebal nos mandatos de 2012/2013, 2013/2015 e 2015/2017, e recebeu o título honorífico de Presidente de Honra 2017.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !