RIO DAS FLORES
Vicente Guedes (DEM), prefeito reeleito em Rio das Flores, falou ao A VOZ DA CIDADE que está indo para sua quinta gestão no município e que o próximo mandato será focado na saúde, educação, questões sociais e emprego. De acordo com chefe do Executivo, a intenção é qualificar a população, através de cursos de capacitação, implantando o Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Além disso, Guedes destacou que implantará psicólogo, assistência social e pediatra nos Postos de Saúde da Família (PSF), e também um agente comunitário de educação para dar reforço às crianças na volta às aulas.
O atual prefeito detalhou ainda que a dificuldade é a geração de emprego e renda, uma vez que Rio das Flores concorre com cidades maiores. “Vamos iniciar até março a construção do CVT para dar qualificação profissional aos adolescentes”, afirmou, explicando que a educação é um viés para gerar empregos. “Não adianta correr atrás de empresa se não houver mão de obra qualificada. Mais importante que o incentivo fiscal, é ter os profissionais”, afirmou.
Segundo Guedes a área de serviços pode crescer com os cursos de qualificação, empregando a população e até mesmo gerando economias para os cofres públicos. “Por exemplo, temos 20 postos artesianos e quando ele precisa de uma manutenção, trazemos funcionários de empresa de outros municípios. Mas se houvesse mão de obra qualificada dentro do nosso município, às vezes o serviço sairia mais barato”, disse, dando ênfase nas profissões de eletricistas, bombeiro hidráulico, moda e beleza, entre outras.
Social
“Queremos investir mais também na área de saúde. Além de levar os novos profissionais para os PSF, como o psicólogo, o assistente social e pediatra, focaremos na educação. Outro objetivo é a segurança e já estou me comunicando com o setor”, disse.
Vicente ainda falou sobre cursos profissionalizantes para cuidador de idosos e técnico de enfermagem. Segundo ele, dar um olhar atencioso para a terceira idade também é de suma importância. “A população está envelhecendo e precisa de mais apoio. Os trabalhadores da área social são de grande importância”, frisou.
Inquilino da população
Vicente Guedes agradeceu a população por mais uma oportunidade e lembrou que não realizou campanha de ruas esse ano. Segundo ele, após pedir que o povo respeitasse as medidas de prevenção a Covid-19, ele não poderia ser incoerente e ir às ruas fazer campanha. “Eu fico muito feliz e quero agradecer a população que sempre me apoiou. Eu tenho a visão de que a prefeitura é como se você morasse em um imóvel alugado. Se em quatro anos você for bem, o aluguel é renovado por mais quatro anos. Eu sou um inquilino, a prefeitura e o município pertencem ao povo”, finalizou.