Vice-prefeita de Barra Mansa recebe secretária de Volta Redonda para adesão ao Sinapir

0

A vice-prefeita de Barra Mansa Fátima Lima e o gerente de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), Walmiro Fabiano, receberam na manhã desta terça-feira, dia 30, no gabinete da vice-prefeita, a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda (SMIDH), Dayse Penna acompanhada da assessora jurídica da SMIDH, Juliana Ferreira. O objetivo do encontro foi orientar a secretária municipal sobre as medidas necessárias para que Volta Redonda seja admitida ao Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial).

Desde a criação da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir) no ano passado, diversos projetos com a temática e discussão da igualdade racial foram realizados em Barra Mansa como Afro Saberes, em parceria com a Fundação Cultura Barra Mansa, concurso de redação juntamente com o Grebal e Secretaria de Educação, além de atividades incluídas no Plano Plurianual (PPA) como ensino étnico-racial nas escolas, empreendedorismo negro e adesão ao Sinapir. Por conta do destaque na área, Barra Mansa aderiu ao Sinapir em novembro, sendo o segundo município no Estado do Rio a entrar para o programa.

Fátima Lima destacou a importância de aprimorar esse debate em toda a região com a criação de políticas públicas eficazes. “É muito gratificante para nós, enquanto Poder Executivo, colaborar com a política pública de Volta Redonda. Porque não adianta avançarmos muito e os outros municípios ficarem para trás. Afinal, somos uma região em que temos muitas inter-relações e o morador transita por vários municípios”, salienta.

Segundo ela, é preciso trabalhar a reflexão dos moradores para que haja uma conscientização sobre a temática desenvolvida tanto em sala de aula, como em qualquer outro local da sociedade. “Hoje nós falamos sobre medidas básicas, mas que são necessárias para que sejam feitas para que eles possam avançar em direção ao Sinapir. Volta Redonda é uma cidade que sempre avançou bastante nas políticas e nessa área está precisando de um apoio para seguir de forma consistente e terá nosso total suporte e ajuda necessária”, afirmou a vice-prefeita Fátima Lima.

Durante o encontro, o gerente da Gepir, Walmiro Fabiano, sugeriu que a secretária de Volta Redonda realizasse um seminário no Memorial Zumbi dos Palmares em parceria com Barra Mansa. “Esse seminário terá a missão de abrir a conversação entre todos e fortalecer o debate com todas as pessoas. Acredito que essa ação será o primeiro passo para que Volta Redonda adere ao Sinapir”, finalizou. Ele ainda se comprometeu em criar um elo entre Volta Redonda e o Subsecretário Estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Erinaldo Peixoto e a Coordenadoria Estadual de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, Luana Braz.

A secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, Dayse Penna, enfatizou a importância de Barra Mansa para que Volta Redonda consiga ser aderido ao Sinapir. “Nós consideramos que, se um município vizinho e parceiro já abriu portas no avanço da política de igualdade racial, nós temos a missão de vir até aqui tirar nossas dúvidas e aprender como nós podemos fortalecer para que o município de Volta Redonda seja inserido no cenário estadual e nacional. As propostas que Barra Mansa já executou nos demonstram o amadurecimento no avanço da política e é por isso que estamos aqui. Por intermédio de Barra Mansa, nós vamos realizar um seminário em Volta Redonda, abrindo as portas de conversação e avançando no tema”, explicou.

error: Conteúdo protegido !