VOLTA REDONDA
A Viação Pinheiral, que há tempos vem sendo alvo de reclamações por parte das pessoas que dependem do transporte público de Volta Redonda, voltou a ser criticada. Desta vez, as queixas vêm dos moradores do Complexo Vila Brasília, composto pelos bairros Vila Brasília, Belo Horizonte, Fazendinha e Coqueiros.
Ao A VOZ DA CIDADE, os reclamantes informaram que a situação do serviço prestado pela Viação Pinheiral já não estava bom, mas piorou desde a última semana, depois que o prefeito Antonio Francisco Neto anunciou a substituição emergencial de duas linhas de responsabilidade da empresa por um período de 60 dias e outras providências. As linhas de responsabilidade da Pinheiral, que serão substituídas são a 450-Nova Esperança/Circular e a 415-Belo Horizonte/Ponte Alta. Segundo os moradores, são justamente as que continuam tirando os usuários do sério com superlotação, não cumprimento de horário, ônibus estragados e sem condições de prestar os serviços necessários.
Por essas e outras, um dos usuários e morador do Belo Horizonte, Leandro Rodrigues da Costa, que há meses vem cobrando pela melhoria do serviço, enviou recentemente um requerimento ao Legislativo Municipal a fim de buscar ajuda para solucionar os problemas enfrentados pelos moradores com o transporte público prestado pela empresa Pinheiral.
ENTRE AS SOLICITAÇÕES
Entre as solicitações sugeridas pelo morador que constam no documento enviado à Câmara de Vereadores de Volta Redonda, está a de uma Audiência Pública para discutir o caso com a população e autoridades para encontrar soluções. “O serviço de transporte que é oferecido a nós sempre foi ruim, agora piorou. Por isso, queremos uma solução”, declarou Leandro, lembrando que ninguém agüenta mais tantos transtornos e que denúncias também já foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU).
Disse ainda o morador que, além da substituição das duas linhas citadas pelo prefeito Neto, os moradores querem ainda a substituição de outras, como as 400, 405 e 455, já de que nada está adiantando com elas. “Nessa terça-feira, dois ônibus da linha 415, do bairro Vila Brasília, quebraram e como a Pinheiral não tem carro para substituir, o bairro ficou descoberto. Só foi ter ônibus a partir das 18 horas, no horário de pico, mas lotado e quase quebrando, o motorista tendo dificuldade para passar a marcha do carro. Desse jeito não pode continuar”, criticou o usuário.
Durante o comunicado feito pelo prefeito Neto sobre a substituição das duas linhas de responsabilidade da Viação Pinheiral, foi informado que a previsão é que a ação já tenha início ainda nos próximos dez dias. Foi informado ainda que novos investimentos estão sendo realizados para melhorar o transporte público em Volta Redonda, como a aquisição, por parte de outra empresa, a Viação Elite, de cinco novos veículos 0km, com ar-condicionado.
Procurada pela reportagem para falar sobre a questão, a Viação Pinheiral não respondeu até o fechamento desta matéria.