Vestibular inédito de medicina acontece no próximo dia 5, em Três Rios

0

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Três Rios (Suprema) divulgou a data do vestibular para o curso de Medicina. As provas acontecem no próximo dia 5 de agosto e as inscrições podem ser feitas através do site http://vestibulartr.suprema.edu.br/.

Entre as 50 vagas do vestibular, cinco serão reservadas para estudantes que receberão bolsa integral, de acordo com convênio firmado entre a Suprema e a Prefeitura de Três Rios. Podem concorrer às vagas reservadas os candidatos que não sejam portadores de diploma de curso superior; façam parte de grupo familiar cuja renda mensal per capita não exceda o valor de até um salário-mínimo e (meio); tenham cursado e concluído ensino médio na cidade de Três Rios, em estabelecimento público ou particular, neste caso desde que de forma integralmente gratuita, isto é, com benefício de bolsa integral correspondente a 100% dos encargos educacionais.

O Ministério da Educação autorizou o início das atividades da Suprema Três Rios através da Portaria nº 504, publicada em 17 de julho no Diário Oficial da União. Localizado no bairro Cantagalo, o campus ocupa 27,5 mil m², com 7,5 mil m² de área construída. O corpo docente já selecionado conta com 100% dos professores mestres e doutores, grande parte residente em Três Rios e região. Em relação ao projeto pedagógico, a nova instituição segue a linha da Suprema Juiz de Fora, avaliada pelo MEC como a terceira melhor escola de medicina de Minas Gerais e a 16ª do país, incluindo instituições públicas e privadas.

De acordo com o prefeito Josimar Salles (PDT) a expectativa é que Três Rios receba cerca de 1,5 mil famílias durante o fim de semana do vestibular, movimentando a economia da cidade. “A chegada de uma das melhores faculdades de Medicina do país mostra que nossa cidade está no caminho do progresso, com foco no desenvolvimento educacional e socioeconômico. O dia 5 de agosto será muito especial para todos nós, uma data que ficará marcada por esta conquista histórica para a cidade. Vamos receber as famílias e os alunos de todas as partes do país, precisamos estar preparados para este novo tempo”, disse o prefeito, acrescentando que a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) já se prepara para abrir o comércio no domingo do vestibular.

AUTORIZAÇÃO

Para obter a autorização, pedida em 2014, às cidades que foram autorizadas a abrir cursos de Medicina – Três Rios e Angra dos Reis no estado do Rio – tiveram que atender a uma série de requisitos estabelecidos tanto pelo MEC quanto pelo Ministério da Saúde, como ter 100% de cobertura do Programa Médicos de Família.

A publicação da portaria ocorreu cerca de dois meses após a visita da comissão avaliadora do MEC. À época, os técnicos analisaram três critérios: a infraestrutura, o corpo docente e o projeto pedagógico. Os avaliadores visitaram o prédio administrativo e os dois prédios acadêmicos, que já se apresentavam aptos às atividades, com biblioteca, salas de aula, de informática e videoconferência, além de laboratórios de Anatomia, Histologia, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia e Simulação Realística.

error: Conteúdo protegido !