O A VOZ DA CIDADE acompanhou hoje pela manhã a visita dos vereadores a empresa Foxx Haztec, responsável pelo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) Classe 2, no Km 6, da RJ-157, na estrada que liga Barra Mansa a Bananal. A empresa almeja conseguir a licença para operar em Classe 1 pelo Governo do Estado para atender, a princípio, todo o Sul Fluminense, com o recebimento de lixo tóxico. Treze dos 19 vereadores estiveram presentes.
O objetivo foi conhecer o funcionamento da empresa e ouvir o posicionamento a respeito de como pretendem trabalhar dentro do CTR1. Os vereadores se preparam para a audiência pública que acontece na noite de hoje, às 18 horas, no Clube Municipal, Centro, que discutirá o aterro sanitário Classe 1.
Ao final do encontro, a maioria dos vereadores presentes ainda se posicionou de maneira contrária para implantação do CTR1. Um deles é o presidente do Legislativo, vereador Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (PDT). Segundo ele, é preciso que a empresa invista no CTR 2. Ele é autor de um projeto de lei em tramitação na Casa proibindo de Centro de Tratamento de Resíduos Classe 1 seja instalado em Barra Mansa.
Foram convidados para audiência diversos setores, como representantes da própria empresa, do Inea, da prefeitura, entidades e sociedade civil.
A empresa aguarda a licença que está sendo analisada pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), veiculada a Secretaria Estadual do Ambiente.