PORTO REAL
Em sessão realizada na quarta-feira, 10, uma indicação colocada de maneira verbal gerou bastante discussão entre os parlamentares. O vereador Cláudio Luis Guimarães (PTB) levou ao plenário um pedido de providências após acompanhar de perto uma operação fiscalizadora do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), que acontecia no Centro, voltada para veículos particulares e também de transporte alternativo de passageiros. O pedido feito foi para que o prefeito Alexandre Serfiotis solicite ao Detro que fiscalize também as empesas responsáveis pelo transporte coletivo intermunicipal de passageiros.
Em sua justificativa, Cláudio alegou que o serviço oferecido pelas empresas responsáveis pelos ônibus intermunicipais está insuficiente e necessita de fiscalização. “As operações para coibir o transporte irregular serão sempre muito bem-vindas em nosso município, pois são importantíssimas para garantir a segurança de toda a população. Mas, apurei com os agentes fiscalizadores aqui presentes sobre a fiscalização dos transportes coletivos e, para a minha surpresa, a ação não estava inserida na demanda da equipe. O serviço precisa ser completo. Então, além dos veículos particulares e de transporte alternativo, queremos que o DETRO/RJ fiscalize também os ônibus intermunicipais que es tão gerando uma série de transtornos à população de Porto Real, principalmente aos munícipes que trabalham fora”, explicou o autor.
O vereador ainda pede uma reunião entre o Legislativo e a diretoria do Detro para tratar sobre assuntos relativos à questão dos horários e das linhas disponíveis. Cláudio convidou todos os demais vereadores para serem coautores da indicação.
Os parlamentares também usaram a palavra para falar sobre o caso. O vereador Ronário de Souza (PSDB) informou já ter compromissos agendados junto ao Detro na próxima semana, deixando aberto para os demais vereadores também participarem do encontro. Fábio Maia (DC), lembrou que o problema é antigo e foi discutido muito em gestão passada, porém a solução não foi alcançada. O vereador Renan Márcio (PSD) completou dizendo que as tentativas de contato com o Detro desde o início do mandato foram muitas, mas que também não obteve um retorno positivo. Já, os vereadores Diego Graciani (Cidadania) e Fernando Beleza (PSD) se mostraram preocupados com o volume constante das cobranças vindas da população.
O vereador Henry de Carvalho (PDT) acrescentou que alguns pontos também precisam ser esclarecidos. Já, o vereador Elias Vargas (PRTB), citou que em sua opinião os horários de ônibus não atendem os trabalhadores da cidade. Por fim, o presidente da Casa, vereador Carlos Antônio de Lima (Avante), destacou que a discussão mostra o total empenho do Poder Legislativo com a problemática. “As reivindicações são pertinentes e não vamos medir esforços para solucioná-las. Parabéns ao autor da indicação e aos demais vereadores por estarem empenhados nesta causa”, finalizou.