QUATIS
Os vereadores Aluísio d’Elias e Paulo Vitor da Silva protocolaram um ofício na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Resende, solicitando um trabalho conjunto para detectar possíveis irregularidades no combate da Covid-19 em Quatis. Segundo foi apontado na denúncia, até o momento, a Secretaria de Saúde não atendeu a instalação do serviço de triagem nos pacientes que apresentem sintomas.
Além disso, eles apontam que apesar da prefeitura ter realizado contratação de tenda, não houve a execução do serviço para o Centro de Triagem, mesmo com recurso financeiro de R$ 1 milhão excepcional como parte das ações de enfrentamento da pandemia. A protocolação, nº080/2020, foi feita no último dia 30 de julho. “A população a todo o momento indica possíveis irregularidades no atendimento as pessoas infectadas, suspeita-se que não estão acompanhando os infectados pela Secretaria de Saúde, nem mesmo pessoas que tiveram contato com o paciente que testou positivo, para evitar a propagação da doença”, disseram os dois vereadores.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que, de todos os testes feitos, 5% ou menos deem positivo. Em Quatis, segundo os denunciantes, a média está muito acima disso. De casos positivos foram 45% no dia 31 de julho, sendo que 16% ainda aguardavam resultado. “Indicando a baixa capacidade de testagem do Executivo municipal para mapear a doença”, disse Vitinho.