BARRA DO PIRAÍ
O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves (Sem partido), faltando um pouco mais de dez dias para o mês de outubro, que é dedicado a saúde da mulher como um todo, sugeriu, durante discurso em um evento oficial da prefeitura, ‘castrar’ mulheres para controle de natalidade. A fala do chefe da administração municipal tem gerado polêmica nacionalmente, e, estarrecida com a falta de respeito, principalmente com as mulheres mais vulneráveis, a vereadora Kátia Miki (Cidadania) protocolou ontem, 18, um pedido de impeachment do prefeito por quebra de decoro.
“As palavras do prefeito agride a dignidade porque desumaniza as mulheres. Uma fala que nos coloca no mesmo patamar dos animais”, destacou a vereadora, completando que o prefeito construiu todo um raciocínio, uma sequência de argumentos para dizer o que disse, não sendo apenas um ato falho. “As palavras e os argumentos são muito claros. Toda essa formulação não é algo que possa ter sido dito sem querer. Representa o que o chefe do executivo efetivamente pensa por mais preconceituoso e discriminatório que seja. E falas e comportamentos como esse não podem ser tolerados, sobretudo, quando emanadas por um agente público, no caso, o prefeito de uma cidade”, completou a parlamentar.
Trâmite
O pedido de impeachment após ser protocolado na Câmara, deverá ser lido na primeira sessão subsequente. Depois o processo segue para apreciação e votação dos vereadores.
“Sabemos que o prefeito tem a maioria dos vereadores na Casa, mas erros como esse não podem ficar ilesos. O prefeito quebrou o decoro, desrespeitou a população, principalmente, as mulheres e merece ser punido”, concluiu.