RESENDE
Com o objetivo de promover mais rapidez no atendimento em casos de emergência aos moradores da área rural, a vereadora Soraia Balieiro (PSD) sugeriu ao Poder Executivo a criação do aplicativo “SOS Rural” com botão do pânico. A proposta da vereadora foi aprovada por unanimidade pelo Plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Diogo Balieiro Diniz (PL).
A vereadora Soraia solicita que a Prefeitura de Resende faça um estudo de viabilidade para criar o aplicativo “SOS Rural” visando o atendimento emergencial dos moradores da zona rural. Ela explica que o aplicativo deve oferecer um sistema integrado que ao ser acionado, o botão de emergência, em segundos entra em contato com a Central de Atendimento e Despacho da Guarda Civil de Resende, que recebe e direciona uma viatura mais próxima ao local do acionamento, tornando assim o atendimento muito mais rápido e eficaz. “Ao instalar o aplicativo ‘SOS Rural’, é necessário que seja feito um cadastro prévio junto a administração da Guarda Civil e após identificação e autenticação o aplicativo fica à disposição do usuário para eventuais necessidades”, explicou a parlamentar.
AULAS DE CORTE E CORTURA E DE MÚSICA
A vereadora Soraia Balieiro também é autora de duas indicações solicitando a administração municipal aulas de qualificação profissional e de música para os moradores de Vargem Grande e da Vila da Fumaça, na zona rural de Resende. Para isso, Soraia pede que seja disponibilizado os cursos de corte e costura e de música para as localidades. “As indicações visam que a Prefeitura de Resende promova aulas de corte e costura para os moradores que desejam ser costureiros, ou ter mais qualificação profissional e assim aumentar sua renda. Já a música é um elemento importante para contribuir com a educação. Quando trabalhada em harmonia com outros assuntos e áreas de estudo, ela tem o poder de auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades importantes como a criatividade, memorização e saúde emocional. Neste sentido, seria importante a realização de aulas de música também aos moradores destas regiões”, destaca a vereadora.