BARRA DO PIRAÍ
Em meio ao decreto de Estado de Emergência em Saúde devido à epidemia de dengue em Barra do Piraí, a vereadora Kátia Miki (Cidadania) apresentou um projeto de lei na câmara que prevê o fornecimento gratuito de repelente contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika vírus e febre chikungunya). A medida seria destinada a gestantes, crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (Cadúnico).
Para a vereadora, essa é uma medida eficaz para reduzir a contaminação pelo mosquito. “Está comprovado que o repelente é eficiente para reduzir a contaminação pelo mosquito da dengue. Por isso, queremos que a Secretaria Municipal de Saúde forneça gratuitamente na farmácia municipal para pessoas que não têm condições de comprar, principalmente idosos, gestantes e crianças, que necessitam de maiores cuidados”, ressaltou.
No projeto, Kátia Miki destaca a importância de que os repelentes tenham os princípios ativos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Pedimos que os repelentes cumpram a orientação da OMS e tenham 20 a 50% de DEET, 20 a 25% de Icaridina ou 30% do composto químico IR 3535”, completa.
Além disso, a vereadora enfatizou a importância da mobilização da população para os cuidados em casa, especialmente na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. “O repelente é importante, mas é fundamental que a população não descuide da prevenção, especialmente na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. Vamos continuar cuidando das nossas casas”, concluiu.