RESENDE
Preocupado com a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências em eventos públicos no município, o vereador Tiago Forastieri (Cidadania), sugeriu ao Poder que seja implementado um Programa de Acessibilidade em Eventos Públicos. A propositura foi aprovada pelo Plenário e encaminhada para a Prefeitura de Resende.
Ao explicar o pedido de estudo de viabilidade para que seja implementado um Programa de Acessibilidade em eventos públicos na cidade, Tiago lembrou que a inclusão social e a acessibilidade são direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal e pela Lei n.º 13.146/2015 de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Ele ainda argumentou que muitas vezes, pessoas com deficiência encontram barreiras significativas que as impedem de participar plenamente de eventos públicos, como shows, feiras, conferências e outros tipos de atividades promovidas pelo município. “A ausência de recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição, e áreas reservadas para pessoas com deficiência, limita o acesso à cultura, ao lazer e à informação, violando os princípios da igualdade e do direito à participação plena na sociedade”, explica o parlamentar.
Forastieri propõe que nos eventos públicos seja feita a inclusão de interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar e participar das atividades de forma inclusiva; implementar serviços de audiodescrição em eventos que envolvam apresentações visuais, como shows e conferências, para que pessoas possam compreender o conteúdo transmitido; destinar áreas reservadas e acessíveis próximas ao palco ou pontos de interesse, com cadeiras e espaço para cadeirantes, facilitando a mobilidade e a participação de pessoas com deficiência; oferecer capacitação contínua aos organizadores e equipes envolvidas na realização de eventos públicos, abordando temas como atendimento inclusivo, uso de tecnologias assistivas e práticas de acessibilidade e garantir que a divulgação dos eventos seja feita de forma acessível, incluindo materiais com legendas, descrição de imagens e vídeos com interpretação em Libras, para alcançar todas as pessoas interessadas. “A proposta visa assegurar que todos os eventos públicos realizados pela prefeitura de Resende sejam acessíveis e inclusivos, respeitando a diversidade e promovendo a participação de todas as pessoas, especialmente aquelas com deficiência. Esse programa representa um passo significativo para a construção de uma cidade mais justa, acolhedora e igualitária”, justifica Tiago.