RESENDE
Um novo programa de ensino pode ser implantado nas escolas da rede municipal, baseado no modelo “Ginásio Experimental Tecnológico (GET)”, realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A sugestão foi feita pelo vereado Tiago Foratieri (PP), informando que o GET é o modelo de educação mais inovador do país, onde os alunos são colocados em contato com a tecnologia e o conhecimento. A indicação do parlamentar foi aprovada por unanimidade pelo Plenário e encaminhada para análise do Poder Executivo.
Tiago Forastieri solicitou que a administração municipal faça um estudo de viabilidade visando a criação de um novo programa municipal de ensino, baseado no modelo Ginásio Experimental Tecnológico (GET) proposto pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, visando a inovação. “O GET convida os estudantes a pensarem em propostas inovadoras e soluções criativas, com um trabalho interdisciplinar, combinando Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática pautado ela abordagem (Steam), além da grade curricular normal, que será seguida regularmente, alinhado a tendências mundiais de aproximação da educação escolar à realidade dos indivíduos e da sociedade do século XXI”
O parlamentar explicou que de acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a educação pública passa a aplicar um conceito pedagógico no qual o conteúdo didático é abordado a partir de necessidades reais, vividas e trazidas pelos próprios alunos de forma colaborativa. “O Ginásio Experimental Tecnológico está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a ‘cultura maker’, mais conhecida no Brasil como ‘mão na massa’, dá o tom. No GET, o estudante está em evidência”, explica Tiago.
PROJETOS SOCIAIS E ESPORTIVOS NA QUADRA DO ALTO DOS PASSOS
O vereador Tiago Forastieri reiterou a indicação para que a Prefeitura de Resende oferte projetos sociais e esportivos na quadra de esportes do bairro Alto dos Passos, na região Central de Resende. Ao justificar a indicação, o vereador disse que o objetivo é atender a demanda vinda da população do bairro Alto dos Passos, que atualmente reclama da falta de projetos sociais esportivos que incluam a quadra da área de lazer do bairro. “Recentemente esta área de lazer foi reformada e está pronta para que atividades esportivas sejam realizadas. Tais atividades podem ser Escolinha de Futsal, Vôlei ou projetos como Dança, zumba, entre outros”, recomendou o parlamentar.