PORTO REAL
A revitalização da lagoa localizada no bairro Jardim das Acácias foi solicitada ao Poder Executivo pelo vereador Leonardo Odilon de Novais, O Léo do Circo (PDT). Segundo o vereador, a medida se fundamenta em critérios ambientais, urbanísticos, sociais e de saúde pública. A propositura foi encaminhada para apreciação do prefeito Alexandre Serffiotis.
Ao justificar a indicação, Léo do Circo destaca que a lagoa representa um ecossistema natural relevante para a fauna e flora locais, contribuindo para o equilíbrio climático, a recarga do lençol freático e o controle da umidade do ar. “A recuperação da lagoa é essencial para manter esses benefícios ambientais e evitar a degradação do espaço”, pontuou o vereador”, disse o vereador. Ainda segundo o parlamentar, o local sofre com o acúmulo de resíduos, vegetação em decomposição e água parada, fatores que favorecem a proliferação de insetos transmissores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue, zika e chikungunya
Leonardo também defende que a revitalização com ações de limpeza, drenagem e manutenção contribui diretamente para a saúde pública e oferece novas possibilidades de uso do espaço. A proposta prevê que a lagoa possa se transformar em uma área de convivência com paisagismo, iluminação, pista de caminhada e bancos, promovendo o bem-estar dos moradores e a valorização do entorno.
Além do impacto ambiental e da prevenção de enchentes, o vereador argumenta que o espaço pode ser utilizado para atividades educativas com escolas e associações de bairro, por meio de programas ambientais que estimulem a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais. Para ele, a revitalização da lagoa do Jardim das Acácias é uma medida estratégica que alia sustentabilidade, saúde, segurança e qualidade de vida para toda a comunidade de Porto Real.